POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
Representantes do poder público reconheceram a necessidade de uma melhor articulação regional para enfrentar desafios comuns e fomentar o desenvolvimento da Baixada Santista
Sandro Thadeu
03/11/2025 - segunda às 02h00
Em busca da unidade
A integração e a cooperação entre os municípios da Baixada Santista para viabilizar ações conjuntas e enfrentar desafios comuns ligados à construção civil e ao conceito de cidades inteligentes e acessíveis estiveram entre os principais temas discutidos na segunda edição do ConstruInova Litoral, realizada na sexta-feira e no sábado, no Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá. O evento foi promovido pela Associação Mongaguaense de Engenheiros e Arquitetos (Amea).
Descoberta de Mongaguá
A presidente da Amea, Ana Paula Ribeiro de Lara, destacou que a atividade foi uma oportunidade valiosa para reunir profissionais, gestores públicos, empresários e cidadãos, além de descentralizar os debates sobre e urbanismo e desenvolvimento regional. Para o secretário de Obras Públicas de Mongaguá, Carlos Cafema, o evento foi de grande relevância e permitiu que várias pessoas conhecessem melhor o Município e suas oportunidades de crescimento.
Da teoria para a prática
O secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo de Cubatão, Fabrício Lopes, reforçou a importância dessa integração regional. Já o titular da pasta de Habitação de Praia Grande, Fabrício Menezes de Paula, foi além ao defender que é hora de superar a fase de planejamento e colocar as ações em prática, mirando uma agenda metropolitana ou até mesmo uma agenda específica do Litoral Sul. O secretário de Obras de Itanhaém, Vinícius Camba de Almeida, classificou a iniciativa como "excelente" por possibilitar o intercâmbio de experiências e o debate conjunto de soluções entre os gestores municipais.
Integração com a sociedade
Durante o ConstruInova Litoral, foi reforçada que a busca por soluções deve envolver a sociedade civil. Titular da pasta de Licenciamento de São Vicente, Gabriel Birkett destacou que o evento promoveu não apenas o diálogo entre os gestores municipais, mas também com a sociedade civil, citando a participação de jovens no hackathon, uma maratona de programação e ideias que buscavam soluções criativas para resolver problemas do cotidiano.
Olhar para o futuro
O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese, alertou que a Baixada Santista precisa estar preparada não só para atender a população local, mas também o grande fluxo de veranistas e turistas. Ele definiu cidades inteligentes como aquelas que "prestam bom serviço", ressaltando que isso exige planejamento, bons projetos e, principalmente, profissionais qualificados.
Encontro familiar
A coluna apurou que o ex-vereador de Praia Grande e pré-candidato a deputado federal pelo PL Renato Bolsonaro está embarcando hoje para Brasília para visitar o irmão, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa decisão está relacionada à suspeita de o ex-chefe do Executivo federal ter atuado para coagir o Judiciário durante a tramitação do processo que levou a sua condenação a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Sinal verde
Na semana passada, foi protocolado um pedido junto ao STF para autorizar a visita de Renato ao irmão. Na última quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes confirmou que, desde o dia 6 de agosto, estão autorizadas as visitas de filhos, noras, irmãos, cunhados e netos do ex-presidente, sem necessidade de comunicação prévia.
Novo round
Após Marcos Libório (Republicanos) ter anunciado, no último sábado, que pediu para deixar o comando da Ouvidoria Pública municipal, justificando que esse tempo era importante para sair do "ódio político", o vereador Benedito Furtado (PSB) foi ontem às redes sociais para criticá-lo, chamando o ex-colega de partido de "cara de pau e "dissimulado".
Xis da questão
O socialista foi o responsável por trazer à tona a situação que o então representante do Executivo havia assinado um termo de fomento para repassar R$ 350 mil ao Instituto Vida Plena, que era presidido por um assessor da Prodesan cedido à Ouvidoria. Esses recursos vinham de emendas parlamentares de Libório, que deixou a Câmara no ano passado. A Prefeitura já cancelou o repasse à entidade.
Passando a limpo
"Não acumulo ódio no meu coração, mas desejo de cumprir meu dever de fiscalizar os atos e ações daqueles que foram eleitos ou nomeados para atuar com presteza, honestidade, competência e profissionalismo na gestão da Cidade que tanto amo", ressaltou. O vereador já solicitou cópia, de inteiro teor, dos cinco termos de fomento apresentados por Libório à Vida Plena, que totalizam R$ 950 mil - quatro deles são vinculados à Secretaria de Saúde.
Banheiros à deriva
O vereador de Santos Rui De Rosis Jr. (PL) cobrou da Prefeitura a limpeza e a manutenção efetiva dos banheiros públicos da orla. Segundo o parlamentar, as unidades estão em “condições inadequadas de higiene e conservação”, com acúmulo de sujeira, mofo e necessidade de reparos estruturais.
Alerta sanitário
Na indicação encaminhada ao prefeito Rogério Santos (Republicanos) na última semana, o parlamentar encaminhou imagens que comprovam a falta de manutenção regular e o risco à saúde pública causado pelo estado de abandono dos sanitários às vésperas da temporada de verão.
Deixe a sua opinião
ver todos