Política
Dando sequência à série de entrevistas com os deputados eleitos pela região metropolitana da Baixada Santista, o portal BS9 entrevistou Solange Freitas, do UNIÃO.
Pedro Juvenal
15/05/2025 - quinta às 00h01
Eleita com mais de 81.000 votos, Solange contou em entrevista exclusiva ao BS9 sobre seus planos para o futuro do mandato e como avalia seus projetos até aqui. Você confere o elenco de perguntas abaixo:
Portal BS9: Como a sra. avalia o seu desempenho parlamentar ao longo desses pouco mais de 2 anos do mandato 2023-2026?
Solange Freitas: No primeiro dia de mandato eu pensei: e agora? Como é ser deputada? Como fazer as coisas acontecerem? Porque uma coisa é a gente ver e acompanhar do "lado de fora", outra é "estar dentro". Será que a população vai gostar da Solange deputada assim como gosta da Solange jornalista? E eu digo e tenho mostrado que a mesma garra, indignação pelas injustiças, força e vontade de ajudar a população continuam na Solange deputada e são fundamentais para meu mandato. Eu estou amando ser deputada. Com muito trabalho e usando uma frase do Papa Francisco "construindo pontes em vez de muros" a gente consegue de verdade transformar a vida das pessoas pra melhor. Eu e minha equipe trabalhamos muito, discutimos projetos, avaliamos os problemas pra ajudar a resolver e algo que é fundamental: não sou deputada de gabinete. Quando é necessário estar na Alesp para votações, reuniões, eu estou. Mas quando não há necessidade, vou pras ruas. É ao lado das pessoas que a gente entende melhor os problemas e consegue estender a mão pra ajudar. Sou muito grata a cada uma das 81.0870 pessoas que depositaram um voto de confiança na Solange jornalista e me ajudaram nessa caminhada.
Portal BS9: Na sua opinião, qual das pautas defendidas pelo seu mandato encontrou maior ressonância/aderência junto ao eleitorado da Baixada Santista?
Solange Freitas: Mobilidade tem sido um dos principais temas que tenho defendido. E foi aí que vi que quem faz a pauta do meu mandato não sou eu, mas a população. A conquista do ar-condicionado nos ônibus intermunicipais é uma delas. O litoral de São Paulo é uma região de extremo calor e nunca teve ônibus intermunicipal climatizado na Baixada. Era uma luta que eu já conhecia e defendia como repórter e que as pessoas me pediram logo no início do mandato. E eu comecei uma maratona até conseguir os primeiros ônibus com ar. Não foi fácil. Foram muitas reuniões, abaixo-assinado, e uma campanha "Pelo fim da sauna móvel" todos os dias nas minhas redes. Até que pedi diretamente ao governador e ele disse: Solange eu não sabia que não tinha climatização nos ônibus da Baixada, vou ver o que consigo fazer. Ele mandou fazer um estudo e logo comprou 100 ônibus com ar. Eu fiquei tão feliz porque foi uma vitória que ninguém acreditava. Agora nossa luta é para que toda a frota tenha ar, já que falta climatizar mais 300 ônibus. Mas já com os 100 que têm ar, milhares de pessoas foram beneficiadas. Com isso, além de lutar por mais ônibus (este ano chegam mais), fiz um projeto de lei pra que todos os veículos intermunicipais do Estado sejam climatizados. E estou lutando pra que todos possam ter uma condição melhor de transporte.
Portal BS9: Ainda faltam praticamente dois anos para o fim do atual mandato. O que o eleitorado da região pode esperar de sua atuação e produção parlamentar?
Solange Freitas: Podem continuar contando com a deputada atuante, combativa, que não se cala diante das situações. Meu gabinete está de portas abertas. A burocracia emperra projetos, atrasa obras, mas a gente vem lutando pras coisas acontecerem. Tenho vários projetos de lei em andamento, dois que viraram leis e já estão ajudando a população, e muitas outras ideias saindo do papel. Tem tudo no site da Assembleia Legislativa. Quem puder acompanhar e quiser saber mais detalhes, pode me chamar, chamar a minha equipe, acompanhar meu dia a dia nas redes sociais ou dar uma olhadinha no site da Alesp.
Portal BS9: Na sua opinião, qual é o principal desafio que está colocado e que precisa ser superado conjuntamente pelos nove prefeitos da região metropolitana da Baixada Santista?
Solange Freitas: Os problemas são comuns e é um desafio diário pra melhorar a saúde, a educação, a segurança. Esses temas fundamentais são regionais mas cada cidade trabalha com seu orçamento pra melhorar em cada área. No momento, o desafio que precisa ser conversado e ter consenso não só entre os prefeitos mas entre todas as esferas políticas é a mobilidade. Porque tem grandes obras acontecendo e outras que já estão saindo do papel como por exemplo o túnel Santos-Guarujá e a terceira pista da Imigrantes. E existem outros projetos sendo discutidos e têm que ter empenho e consenso entre todos, porque as obras mexem com a mobilidade das cidades, do Porto e precisam estar conectadas. Senão em vez de ajudar, uma obra mal resolvida pode atrapalhar ou virar um "elefante branco".
Portal BS9: Como a sra. avalia o desempenho do governo Tarcísio de Freitas em favor da Baixada Santista?
Solange Freitas: De uma maneira geral, gosto muito do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governador Tarcísio em todo o Estado. E eu percebo que ele tem um olhar carinhoso pela Baixada Santista. Porque todas as demandas que levei a ele sobre nossa região tiveram atenção. Algumas estão sendo resolvidas, outras estão sendo analisadas. Como exemplo além do ar condicionado nos ônibus, a climatização das escolas estaduais. E tem ainda a terceira pista da Imigrantes. Depois de uma reunião com o governador sobre os problemas no sistema Anchieta Imigrantes decidi fazer uma audiência pública sobre o tema com todos os envolvidos. E foi nessa audiência que o governador anunciou que iria pedir o estudo da terceira pista e dias depois cumpriu o que falou. Além disso, os meus dois projetos de lei que viraram lei depois da sanção do governador beneficiam muito a nossa região que são o Piá, Protocolo individualizado de avaliação, para autistas nas escolas, e a semana de conscientização e prevenção ao câncer nas comunidades.
Portal BS9: Como a sra. avalia o desempenho do governo Lula em favor da Baixada Santista?
Solange Freitas: O túnel submerso Santos-Guarujá é um exemplo. Tanto o presidente Lula quanto o governador Tarcísio deixaram as divergências partidárias de lado em prol de uma causa tão importante que é fazer acontecer algo que há 100 anos vem sendo prometido. E alguns pedidos que levei a ministros quando estive em Brasília foram atendidos. Outros estão sendo analisados. Então existe sim um empenho do presidente Lula em causas importantes para a Baixada.
Portal BS9: O município de Mongaguá terá no próximo dia 8 de junho eleição suplementar. Basicamente, dois candidatos despontam com maior chance de vitória: Cristina Wiazowski, pelo PP, e Rodrigo Casa Branca, pelo União Brasil. A sra. já decidiu se apoiará alguma dessas candidaturas e por quê?
Solange Freitas: Sim, estou apoiando o Rodrigo Casabranca como candidato a prefeito em Mongaguá pelo União Brasil e Renato Donato vice. É hora da cidade renovar, trazer um novo momento com ideias novas. A parceria deles e as causas que lutam juntos são fundamentais para Mongaguá crescer de verdade.
PING PONG
Portal BS9: Um ídolo?
Solange Freitas: meu pai
Portal BS9: Cor preferida?
Solange Freitas: azul
Portal BS9: Time de futebol ao qual é torcedora?
Solange Freitas: Santos
Portal BS9: Filme preferido?
Solange Freitas: À espera de um milagre
Portal BS9: Livro de que mais gostou?
Solange Freitas: os que eu lia quando era criança como por exemplo "O caso da borboleta Atíria"
Portal BS9: Prato preferido?
Solange Freitas: a lasanha que minha mãe fazia
Portal BS9: Música preferida?
Solange Freitas: Alvorada Voraz
Portal BS9: Hobby?
Solange Freitas: ver filmes e séries
Portal BS9: Lugar preferido?
Solange Freitas: minha casa
Portal BS9: O melhor técnico para a seleção brasileira?
Solange Freitas: aquele que vai levar a seleção à vitória na Copa
Portal BS9: Redução da jornada de trabalho (fim da escala 6 x 1), sim ou não?
Solange Freitas: sim
Portal BS9: O túnel Santos-Guarujá, sai ou não sai?
Solange Freitas: Com certeza vai sair.
O próximo Deputado de nossa série de entrevistas será Paulo Corrêa Jr, do PSD.
Deixe a sua opinião
ver todos