LEIA A COLUNA
Prédio tombado no bairro Vila Nova, em Santos, abrigará vários setores do Legislativo
Sandro Thadeu
22/07/2023 - sábado às 00h00
Sinal verde
A Câmara de Santos lançou a concorrência para a execução das obras de recuperação e adequações no prédio tombado da antiga escola Acácio de Paula Leite Sampaio, inaugurado em 1969. As empresas interessadas em participar desta licitação devem apresentar as propostas até as 10 horas do dia 5 de setembro.
Mudanças em 2024
Localizado na Rua 7 de Setembro, no bairro Vila Nova, o imóvel abrigará vários setores do Parlamento, como a TV Legislativa, o arquivo público e a Escola do Legislativo e Cidadania. O valor estimado pela Mesa Diretora para a realização desse serviço, pelo período de 12 meses, é de R$ 20,931 milhões.
Vai e vem
No dia 4 de novembro de 2019, a Prefeitura transferiu o imóvel da antiga escola municipal para o Parlamento. O espaço chegou a abrigar cursos do Ensino Médio e técnicos, como Magistério e Contabilidade. A edificação chegou a ser cedida ao Centro Paula Souza, autarquia vinculada ao Governo do Estado, mas foi devolvida ao Município.
Cancelamento
Após o prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça (Republicanos), ter confirmado, no último dia 11, que a edição 2023 do Festão na Praia seria realizada em agosto, ele anunciou, durante uma live nessa semana, que o evento precisou ser cancelado, após o Governo do Estado não ter confirmado o envio de recursos para viabilizá-lo.
Sintonia fina
"Esperei até a última sexta-feira (14) uma resposta do Governo do Estado, mas ela não veio. Não adianta ficar empurrando para frente, porque, até organizar tudo, a gente precisaria ter isso pronto e não tivemos a devolutiva do Governo do Estado em relação ao que ficou comprometido comigo", justificou o chefe do Executivo, que preside o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e é do mesmo partido do governador Tarcísio Gomes de Freitas.
Tapa aqui, descobre ali
Ao invés de custear o evento com recursos municipais, Cabeça explicou que precisou direcionar o dinheiro para a reforma da Ponte da Estrada Rural. Desde outubro do ano passado, a Administração Municipal vinha tentando obter verbas junto aos governos do Estado e Federal para custear essa importante obra, mas não obteve sucesso nessa empreitada.
Sem resposta
A coluna pediu, na tarde de ontem, um posicionamento da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para a pasta apresentar as explicações.
Direito assegurado
A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), sancionou a Lei 2.171/2023, que determina que as agências bancárias instaladas no Município tenham, ao menos, um caixa eletrônico adaptado voltado às pessoas com deficiência.
Requisitos
Esses equipamentos deverão resguardar as necessidades do cidadão com deficiência física, dando prioridade à leitura braile do teclado e sistema sonorizado acoplado a um fone de ouvido. A matéria é de autoria do vereador Gugu Mil Grau (PSD).
Unidade
Quatro deputados estaduais que representam a Baixada Santista - Paulo Corrêa Júnior (PSD), Paulo Mansur (PL), Solange Freitas (União) e Tenente Coimbra (PL) - assinaram o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias na utilização de componentes não genuínos em reparos automotivos fornecidos por seguradoras de veículos.
Sob risco
O pedido de apuração surgiu após a exibição de uma reportagem no Jornal da Band, da TV Bandeirantes, no dia 26 do mês passado. A matéria mostrou que as empresas estão utilizando peças do mercado paralelo e falsificadas de baixa qualidade, como se fossem genuínas. As fraudes colocam em risco a segurança e a vida dos usuários e descumpre os direitos dos consumidores.
Deixe a sua opinião
ver todos