Sexta, 12 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,39

EuroR$ 6,31

Santos

19ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Câmara de Santos aprova PL que busca maior controle social no serviço público

Texto, do vereador Marcos Caseiro (PT), foi aprovado ontem pela Câmara em 1ª discussão

Sandro Thadeu

12/09/2025 - sexta às 02h00

Transparência em pauta
A Câmara de Santos aprovou ontem, em primeira discussão, o Projeto de Lei 142/2025, que obriga todas as unidades da Prefeitura, autarquias, fundações, empresas e institutos vinculados à Administração Municipal a divulgar, em local visível e de fácil acesso, os nomes e as jornadas de trabalho dos servidores responsáveis pelo atendimento à população. 

Interesse público
De autoria do vereador Marcos Caseiro (PT), a propositura prevê que as informações sejam disponibilizadas em quadros de avisos e nos sites oficiais, com o objetivo de garantir a visibilidade e o acesso à informação de interesse público.

Cultura da responsabilidade
Segundo o petista, a medida amplia a transparência e o controle social, estimulando uma cultura de responsabilidade e cumprimento das regras. O projeto ainda precisará passar por nova votação em plenário antes de seguir para sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos).

Sob nova direção
A direção do PT da Baixada Santista realizará hoje à noite a posse conjunta dos novos integrantes dos diretórios municipais das nove cidades da região, escolhidos pelos filiados no Processo de Eleições Diretas (PED), em julho. O evento ocorrerá na Câmara de Praia Grande, a partir das 19h30. 

Passando o bastão
O ex-vereador de São Vicente Alfredo Martins estará repassando a coordenação regional da sigla para o advogado e corretor de imóveis Wilton Brito, de Itanhaém. Ele fará a apresentação do novo conselho da macrorregião, que tem a responsabilidade de fazer a articulação política nos municípios da Baixada Santista. 

Dupla comemoração
Conforme apurado pela coluna, após a posse dos novos dirigentes petistas, o partido está organizando uma grande churrascada para celebrar a decisão de ontem da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses por liderar a tentativa frustrada de Golpe de Estado.  

Martelo batido
O ex-deputado estadual e secretário de Governo de Praia Grande, Cássio Navarro, vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do próximo ano pelo PSD. O ex-parlamentar já tem frequentado reuniões do partido e conversado com lideranças do partido sobre o projeto. 

Muita calma nessa hora
Navarro ainda está filiado ao MDB e ocupa a segunda suplência da sigla na Assembleia Legislativa - o primeiro da fila é o vereador paulista George Hato. Embora não tenha perspectiva de retornar ao Parlamento paulista, o político de Praia Grande deverá fazer a migração de legenda somente na janela partidária do próximo ano. Dessa forma, ele mantém a chance de assumir o mandato em caso de vacância. 

Dobradinha definida
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), será o coordenador geral da campanha de Navarro e do secretário municipal de Projetos Especiais e Estratégicos, Lucas Mourão Glerean, que concorrerá a deputado estadual pelo PSD. 

Sem tabu
O Parque Valongo, em Santos, recebe neste final de semana a segunda edição do Congresso Crema. O evento busca dar visibilidade à cultura da cannabis, assim como abrir diálogo e informar melhor a população sobre essa questão que ainda é vista com preconceito por grande parte da sociedade. 

Experiência pioneira
Uma das atrações do evento é o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL). Amanhã, às 10 horas, o chefe do Executivo falará sobre a clínica pública de cannabis medicinal instalada no Município, a primeira do gênero do País. Esse serviço, ofertado em parceria com a Associação Flor da Vida, atende gratuitamente pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Alzheimer, Parkinson, epilepsia e fibromialgia.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Vereadores de São Vicente aprovam a criação da Escola do Legislativo

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Oposição pede impeachment de Tarcísio

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Vereadores de Cubatão discutem hoje a criação da Câmara de Transação Fiscal

2
Entre em nosso grupo