Sexta, 10 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,38

EuroR$ 6,22

Santos

19ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Santos aprova as contas de 2023 do prefeito Rogério Santos

Parlamentares de oposição aproveitaram o tempo para trazer à tona os diversos pontos negativos mencionados no parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP)

Sandro Thadeu

10/10/2025 - sexta às 01h30

Passou de ano
A Câmara de Santos seguiu o parecer da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e aprovou, na sessão de ontem, as contas da Prefeitura referentes ao exercício de 2023. O placar foi de 11 votos favoráveis e 5 contrários.

Apontamento crítico
A Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo — composta por por Benedito Furtado (PSB, presidente), Paulo Miyasiro (Republicanos, vice) e Lincoln Reis (Pode, terceiro membro) — emitiu um parecer favorável, com ressalvas, às contas do chefe do Executivo, Rogério Santos (Republicanos). Os parlamentares apontaram a necessidade de a Administração Municipal adotar um plano de ação concreto, com cronograma definido, para a corrigir os vários problemas apontados pelo TCESP nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e gestão de pessoas.

Problemas diversos
Allison Sales (PL), Débora Camilo (PSOL), Marcos Caseiro (PT) e Rui De Rosis Júnior (PL) — todos da Oposição — utilizaram o tempo para apresentar à população alguns pontos críticos identificados pelo TCESP, como a existência de nove obras paradas, a cessão de 154 funcionários da Prodesan à Prefeitura sem o devido controle, a falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCBs) em diversas unidades municipais e a grande fila de espera por exames e consultas com especialistas.

Silêncio sentido
Entre os governistas, apenas o líder do Governo, Cacá Teixeira (PSDB), saiu em defesa da atual gestão. Dois ex-secretários do primeiro mandato de Rogério que integram o Legislativo, Adriano Catapreta (PSD - Saúde) e Renata Bravo (PSD - vice-prefeita e titular da pasta da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos) optaram pelo silêncio em plenário.

Dia histórico
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, classificou o dia de ontem como histórico. Ele abriu as portas da companhia para receber a primeira reunião de trabalho sobre a construção do túnel Santos-Guarujá com a participação da Mota-Engil, empresa que venceu a concorrência para a execução da obra, dos prefeitos de Santos e Guarujá, Rogério Santos e Farid Madi (Pode), respectivamente. A atividade também contou com a presença do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Sonho virando realidade
"Este encontro marca o início da integração entre poder público e setor privado para o detalhamento das etapas dessa que será a maior obra de mobilidade e logística do País. Ainda falta a assinatura do contrato com a empresa, mas a preparação conjunta já demonstra a responsabilidade e o compromisso de todos os envolvidos em transformar em realidade um projeto sonhado há 100 anos", destacou Pomini.

Direito à informação
O vereador de Cubatão Guilherme Amaral (PSD) apresentou recentemente um projeto de lei que obriga prontos-socorros e unidades de pronto atendimento (UPAs) a manterem, em suas recepções, placas ou visores informando o tempo médio de espera para o atendimento médico.

Fim do estresse
A proposta determina que essas informações sejam atualizadas a cada hora. As placas devem ter tamanho mínimo equivalente a uma folha A4. "Essa ausência de informação gera insegurança, desconfiança e, em muitos casos, acirra o estresse em um ambiente que já é, por natureza, delicado", justificou o parlamentar.

Luto
Na última quarta-feira, morreu o ex-presidente do PSDB de Santos e ex-presidente do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista, Rivaldo Otero, de 89 anos. O anúncio foi feito ontem pelo vereador Cacá Teixeira (PSDB). A cerimônia de cremação será realizada hoje, às 18 horas, na Santa Casa de Santos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Entidade critica decisão da Prefeitura de Santos ao perder área na Ponta da Praia

CULTURA

Mostra PQT Edição 2025 - Municípios leva espetáculos gratuitos a mais de 20 cidades paulistas

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara Federal discute andamento das obras do aeroporto de Guarujá

2
Entre em nosso grupo