Segunda, 10 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,29

EuroR$ 6,11

Santos

19ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Câmara de Mongaguá aprova redução de cargos comissionados

Proposta da Mesa Diretora também promove ajustes no quadro de servidores de carreira

Sandro Thadeu

19/08/2025 - terça às 02h15

Mudanças à vista
A Câmara de Mongaguá aprovou ontem a redução de seis cargos comissionados e adequações no quadro de servidores de carreira. A medida atende recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), busca reduzir gastos e abre caminho para a realização de concursos. "Eu cortei na carne. Foi uma decisão tomada em conjunto com os vereadores", frisou o presidente Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União).

Corte tímido
De autoria da Mesa Diretora, o projeto de lei complementar (PLC) definiu que serão extintos os seguintes cargos de livre nomeação: chefe de gabinete da Presidência, assessor especial da Vice-Presidência e coordenador de setor (quatro vagas). A proposta original previa que os 13 vereadores não teriam mais a figura do chefe de gabinete, mas esse trecho foi excluído pelas comissões de Justiça e Redação e de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas.

Sobrecarga e prejuízo ao povo
No parecer conjunto, os integrantes de ambas comissões justificaram que a extinção dessas chefias inviabilizaria a estrutura mínima de trabalho para atender às "demandas legislativas, administrativas e sociais", sobrecarregando o único assessor parlamentar e prejudicando o atendimento à população. "Em períodos de férias ou afastamentos por motivo de saúde, haveria risco de fechamento temporário dos gabinetes", aponta o documento.

Ajustes na máquina
O PLC acaba, ainda, com três funções de carreira (bibliotecário, técnico de áudio e imagem e analista de controle de almoxarifado) e corta 15 postos de auxiliar administrativo. Por outro lado, haverá o aumento do número de vagas para técnicos de secretaria, passando de quatro para sete, e de técnico de compras, subindo de quatro para cinco. Os cargos de analista de patrimônio e analista de controle de almoxarifado foram unificados.

Ouvidoria
Também será criada a função gratificada de ouvidor, reservada a um servidor de carreira com Ensino Superior. Quem assumir essa responsabilidade terá um acréscimo de 13% sobre o salário base.

Dia de casamento
Após meses de expectativa, o União Brasil e o PP oficializam hoje a criação da federação União Progressista (UPb). Pelos próximos quatro anos, as legendas estarão juntas nas disputas eleitorais como se fossem uma única legenda em todo o território nacional. A cerimônia para selar esse casamento ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a partir das 14 horas.

Time de peso
Com 109 deputados federais e 14 senadores, a UPb passará a ser a maior força do Congresso Nacional. O grupo conta, ainda, com quatro ministros, sendo três do União - Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações) - e um do PP - André Fufuca (Esporte). Resta saber se os integrantes da nova federação vão desembarcar do Governo Lula.

Potência regional
Na Baixada Santista, a UPb está representada pela deputada estadual Solange Freitas (União) e pelo parlamentar federal Delegado da Cunha. A federação também está no comando das prefeituras de Bertioga, com Marcelo Vilares (União), e de Mongaguá, com Cristina Wiazowski (PP). Além disso, o União tem dois vice-prefeitos (Zé Renato Oliva, de Itanhaém, e Sandra Conti, de São Vicente). Somados, os partidos possuem 27 vereadores nas nove cidades da região, sendo 12 do PP e 15 do União.

Contagem regressiva
Nas próximas semanas, a Baixada Santista poderá ganhar mais uma representante na Assembleia Legislativa. A expectativa é que a delegada da Polícia Civil e ex-secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati, assuma o mandato como deputada estadual em outubro. Atualmente, ela ocupa a primeira suplência do PL.

Ministro em Santos
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), é aguardado em Santos, na próxima quinta-feira. O titular da pasta terá uma reunião com representantes da Autoridade Portuária e lideranças políticas da região para conversar a respeito do projeto do túnel Santos-Guarujá.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Furtado quer frear "indústria das homenagens" na Câmara de Santos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Joaquim Mol quer uma igreja atuante e comprometida com os mais pobres

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Câmara de Praia Grande aprova criação de empresa municipal de ensino e saúde

2
Entre em nosso grupo