A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO
Já o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) votou contra a polêmica proposta, que dificulta a ação penal contra parlamentares
Sandro Thadeu
17/09/2025 - quarta às 02h00
Escudo institucional
A Câmara Federal aprovou ontem o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da autorização da Câmara ou do Senado para que um parlamentar possa ser processado no Supremo Tribunal Federal (STF). A propositura, batizada de PEC da Blindagem, recebeu 353 votos favoráveis e 134 contrários, no primeiro turno. Na segunda votação, a matéria passou por 344 a 133.
Retorno às origens
Rosana Valle (PL) seguiu a orientação do partido e apoiou a PEC, que resgata essa regra prevista na Constituição de 1988 e revogada em 2001, por favorecer a impunidade de congressistas. Delegado Da Cunha (PP) também deu o sim ao texto apresentado pelo relator e colega de partido, Claudio Cajado (PP-BA).
Outro olhar
Já o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) esteve entre os 133 parlamentares que se posicionaram contra o texto-base da PEC.
Privilégio
Segundo a proposta aprovada, os presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional passam a ter foro especial no STF, assim como o presidente da República, vice, deputados federais, senadores, ministro da mais alta corte do País e procurador-geral da República.
Pediu para sair
O jornalista Thiago Wiggert não está mais no comando da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), onde atuava desde fevereiro de 2023. Inicialmente, trabalhou como diretor adjunto técnico e, em setembro do ano seguinte, foi promovido a diretor executivo da autarquia estadual. O pedido de exoneração dele do cargo foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado da última segunda-feira.
Novos desafios
“Foram quase três anos de muito aprendizado na Agência Metropolitana da Baixada Santista. Tive o privilégio de participar de projetos e obras importantes, aprovados no Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista), sempre com o propósito de impulsionar o desenvolvimento da nossa região. Esse ciclo se encerra. Agora, sigo em busca de novos desafios”, afirmou.
Dança das cadeiras
Wiggert foi o terceiro nome a comandar a Agem na gestão do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). De janeiro a julho de 2023, a autarquia foi chefiada por Luiz Alberto dos Reis. De julho de 2023 a agosto do ano passado, o cargo esteve sob responsabilidade de Vagner Bernardo Maria, que é coronel da reserva da Polícia Militar, assim como o antecessor.
Cabeça fria
O Movimento Mães de Maio divulgou ontem um manifesto de solidariedade aos colegas de profissão, amigos e familiares do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo e ex-secretário de Administração de Praia Grande, Ruy Ferraz Fontes, executado na noite da última terça-feira, em Praia Grande. A instituição também demonstrou preocupação com a atuação das forças de segurança e pediu para que os agentes não tenham uma atuação nas ruas buscando vingança.
Investigação qualificada e respeito aos direitos humanos
"A favela e a periferia não podem pagar o preço alto sobre o que vem acontecendo há mais de duas décadas. É o momento de trabalhar com a 'inteligência': ela não mata, pune severamente, sem disparar um tiro. Esperamos que as autoridades tenham coerência e deem suporte emocional aos agentes de segurança, para que pessoas inocentes não 'paguem' com a vida, para que o derrame de sangue pare em nossa região", aponta um dos trechos do manifesto.
Sob nova direção
Após presidir o Novo, de Itanhaém, e ter um papel de destaque na campanha do então candidato a prefeito pelo partido, o vereador Silvinho Investigador, o servidor público municipal Wilton Cavalheiro assumiu recentemente o comando do PRD na Cidade. Por sua vez, o diretório do Novo voltará para as mãos do professor de Informática Ciel Santos. Ambos são nomes próximos do ex-parlamentar, que pretende disputar novamente o Executivo em 2028.
Deixe a sua opinião
ver todos