A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO
Ex-prefeito de Bertioga está filiado ao PSD, mas vem recebendo sondagens de vários partidos
Sandro Thadeu
31/07/2025 - quinta às 03h00
Convites na mesa
Após cumprir dois mandatos à frente da Prefeitura de Bertioga, o empresário e engenheiro civil Caio Matheus (PSD) começa a desenhar os próximos passos na política. O ex-chefe do Executivo confirmou à coluna que tem recebido propostas de diferentes partidos e avalia a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano.
Fôlego renovado
Matheus passou os primeiros meses deste ano longe dos holofotes, dedicando-se à vida pessoal e empresarial. “Abdiquei de muitas coisas ao longo desses oito anos para levar Bertioga a outro patamar. Fiz isso por amor ao próximo e ao desafio de fazer gestão, planejar e executar, construir em escala pública. Foram poucas as vezes que me ausentei por mais de cinco dias seguidos da Cidade”, afirmou. Agora, garante estar com energia renovada para enfrentar novos desafios.
Capital político
O ex-prefeito destaca o carinho e o reconhecimento que tem recebido tanto de moradores de Bertioga quanto de municípios vizinhos como um estímulo para manter vivo seu projeto político. Ele aposta na credibilidade conquistada junto à população pelo trabalho desenvolvido nos oito anos à frente do Executivo como trunfo para uma futura candidatura com base regional.
Dia de festa
O deputado estadual Paulo Mansur (PL) divulgou ontem nas redes sociais um vídeo soltando rojões para comemorar a decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa legislação prevê sanções econômicas a pessoas acusadas de graves violações de direitos humanos e/ou de corrupção.
Herói nacional?
O parlamentar da Baixada Santista fez questão de parabenizar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), creditando ao colega de partido a articulação dessa medida contra o magistrado. "Ele abriu mão do próprio mandato na presidência da Comissão de Relações Internacionais para denunciar ao mundo os ataques à democracia no Brasil", ressaltou.
Lista de desejos
A prefeita de Mongaguá, Cristina Wiazowski (PP), teve uma audiência ontem com o secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP). Durante a reunião, realizada na sede da pasta, a chefe do Executivo apresentou diversas demandas, como a reabertura do 1º Distrito Policial, a instalação e uma unidade do Corpo de Bombeiros para combate a incêndios e a integração das câmeras de monitoramento do Município ao sistema Muralha Paulista, o que permitirá a identificação de foragidos da Justiça, veículos furtados e roubados e pessoas desaparecidas.
Ampliação do efetivo
Ao lado do secretário municipal de Administração e Governo, Paulinho Wiazowski (PP), e dos vereadores Osvaldo de Freitas Ferreira (PL) e Pelé da Cocheira (PSB), Cristina também cobrou a ampliação do efetivo de policiais militares e de policiais civis na Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) da Cidade. Derrite acenou positivamente com as solicitações e se comprometeu em fazer uma visita ao Município. O encontro de ontem foi articulado pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PL).
Sessão extraordinária
O presidente da Câmara de São Vicente, Wagner Cabeça (União), convocou para hoje, às 14 horas, uma sessão extraordinária com apenas um item na pauta: o Projeto de Lei Complementar 23/2025, de autoria do Executivo, que altera os padrões de vencimento dos funcionários públicos municipais.
Compensação
Essa proposta foi enviada à Câmara, após o Tribunal de Justiça de São Paulo declarar inconstitucionais as leis relacionadas ao pagamento de cestas básicas aos servidores. Após negociação entre a Prefeitura e os sindicatos que representam a categoria, os trabalhadores aprovaram a proposta que reajusta o salário-base em R$ 209,18, como uma forma de compensação pela perda do benefício.
Protesto
A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) realizará hoje, a partir das 10 horas, um protesto contra a instalação de pedágios na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A ação ocorrerá na faixa da direita da pista sentido Peruíbe dessa via, na altura do viaduto do bairro Samambaia, em Praia Grande.
Deixe a sua opinião
ver todos