Segunda, 10 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,30

EuroR$ 6,13

Santos

21ºC

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Bertioga estará integrada 100% ao Muralha Paulista nos próximos dias

Informação foi confirmada à coluna pela secretária municipal de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, que destacou a importância da integração tecnológica e com as polícias

Sandro Thadeu

07/09/2025 - domingo às 03h00

Segurança reforçada
A secretária de Segurança e Mobilidade de Bertioga, Thalita Walperes, confirmou à coluna que o Município passará a fazer parte integralmente do Programa Muralha Paulista, sistema estadual de monitoramento que utiliza câmeras inteligentes e reconhecimento facial para reforçar a segurança pública. O anúncio oficial será feito nos próximos dias pelo prefeito Marcelo Vilares (União).

Melhoria garantida
Segundo a titular da pasta, as mais de 1.000 câmeras de monitoramento da Cidade já estão conectadas ao sistema, com tecnologia de reconhecimento facial em funcionamento e equipes treinadas. “Já tivemos resultados concretos, inclusive com a identificação de foragidos. Esse é um golaço para Bertioga, que mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Parceria estratégica
A secretária mencionou que foram empossados recentemente 100 guardas civis municipais,  que permitiu melhorar a vigilância em pontos estratégicos de Bertioga. Ela reforçou a importância da integração tecnológica e com as forças policiais para diminuir os índices de criminalidade. "Hoje, estamos conectados tanto com a Polícia Militar quanto com a Polícia Civil em ações conjuntas e integradas. Cabe ao Município buscar investir mais em tecnologia e fortalecer essa integração, que é fundamental para ampliar a segurança”, destacou Thalita.

Quebra de protocolo
Durante o leilão do túnel Santos-Guarujá, realizado na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, na última sexta-feira, várias autoridades fizeram discursos. Uma delas foi o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), conforme citado ontem pela coluna. O tucano quebrou o protocolo e chamou os moradores do bairro do Macuco, em Santos, para bater o martelo, que é um gesto simbólico realizado há mais de 2 mil anos para simbolizar a venda de uma mercadoria. 

Recado claro
O parlamentar fez uma menção especial à presidente da Associação Comunitária do Macuco (Acom), Alcione Alves Rocha. "Essa mulher baixinha, que dá risada, tem cara de brava, viu? O governador que o diga", brincou. Ela pegou o martelo e simulou um gesto para atingir a cabeça de Barbosa. Na sequência, chegou a aposentada Alvares Braz, que virou para o deputado e afirmou: "vou acertar a tua cabeça". O tucano apenas deu risada.

Tristeza e preocupação
O empresário e secretário da Acom, José Santaella, também foi ao púlpito acompanhado da aposentada Matilde Alvares, que vive o temor de sair do bairro onde viveu por toda a vida. Com cara de poucos amigos, a idosa se recusou a segurar o martelo. "Eu não sei se vou aguentar. Eu choro todos os dias ao olhar para minha casa e pensar que vou ter que sair daqui", desabafou ela, em entrevista concedida à repórter Dayane Ponte, da Rede TVT, na última sexta-feira.

De olho em 2026
O professor Wagner dos Santos Alves foi o nome escolhido pelos filiados do PCdoB de Guarujá para comandar a sigla pelos próximos dois anos. A eleição ocorreu na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, na última sexta-feira. "Estamos empenhados em fortalecer nosso partido e garantir a reeleição do presidente Lula, além de eleger uma sólida bancada progressista, comprometida com o Brasil e seu povo, para as Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, em 2026", ressaltou.

Ações concretas para o povo
Ontem, foi a vez dos integrantes do PCdoB de São Vicente escolherem a nova direção da sigla na Cidade, durante a conferência municipal da agremiação realizada na Câmara. O ex-vereador Jabá terá a missão de comandar a legenda. "Queremos reunir lideranças sociais que sejam sensíveis às dificuldades dos vicentinos que não são resolvidas pelas redes sociais", reiterou.

Mudança no calendário
A Câmara de São Vicente alterou o dia de suas sessões ordinárias, que passarão a ocorrer às quartas-feiras, em vez das quintas. O horário de início permanece às 14 horas.

Melhorias no processo
Conforme a Mesa Diretora, a alteração permitirá uma melhor distribuição da agenda parlamentar ao longo da semana e garantirá que as deliberações aprovadas sejam encaminhadas com maior agilidade, em tempo hábil para análise e execução dos atos administrativos e institucionais necessários.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Furtado quer frear "indústria das homenagens" na Câmara de Santos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Joaquim Mol quer uma igreja atuante e comprometida com os mais pobres

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Câmara de Praia Grande aprova criação de empresa municipal de ensino e saúde

2
Entre em nosso grupo