Segunda, 05 de Maio de 2025

DólarR$ 5,69

EuroR$ 6,44

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

Bertioga busca fortalecer ações para ampliar os índices de reciclagem

Recente mudança na lei municipal permitirá que a Prefeitura e parceiros do terceiro setor estruturarem um programa para efetuar a troca de plásticos pela chamada "Moeda do Bem"

Sandro Thadeu

01/12/2024 - domingo às 01h40

Olhar diferenciado
O prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSD), sancionou, na última quinta-feira, a Lei 1.659/2024, que promove algumas alterações na norma municipal que trata do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - documento que deve ser atualizado a cada quatro anos. Essas mudanças foram feitas para potencializar o projeto Recicla Bertioga, que busca aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos materiais recicláveis destinados à cooperativa local. 

Envolvimento direto
Na justificativa dessa propositura encaminhada ao Legislativo, o chefe do Executivo explicou que as mudanças na norma tem o único objetivo de autorizar a Administração Municipal a regulamentar, por meio de decretos, programas de fomento à reciclagem, como o "Moeda do Bem", preterido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Parceria estratégica
A "Moeda do Bem" busca fomentar a coleta seletiva com base na troca de determinado tipo de resíduo reciclável por produtos e/ou serviços doados por parceiros, pessoas físicas e/ou jurídicas. Essa tecnologia social, que utiliza a gamificação, está sendo possível em razão de uma parceria com a organização Espaço Urbano.

Impactos do STS-10 
O plenário Dr. Oswaldo De Rosis, da Câmara de Santos, recebe amanhã, a partir das 10 horas, audiência pública para discutir os impactos do leilão do STS-10, que ficará na área do cais do Saboó e terá como foco principal a movimentação e a operação de contêineres. O evento reunirá empresários, sindicalistas e especialistas do setor.

Debate necessário
“Da forma como está sendo conduzido, o Porto de Santos vai perder competitividade e diversos tipos de cargas como projetos, fertilizantes, veículos entre outros”, destacou o vereador Zequinha Teixeira (PP). Ele alertou que uma grande preocupação é a possibilidade do complexo perder uma grande variedade de cargas para outros portos. 

Café internacionalista
A Associação Cultural José Martí da Baixada Santista realiza hoje, a partir das 9h30, uma atividade especial com o cônsul-geral de Cuba, Benigno Pérez, para debater a atual situação desse país e suas implicações no cenário internacional. O encontro será realizado na sede da instituição, que fica na Rua Sergipe, 15 - casa 2, Gonzaga, em Santos.

Cuba em detalhes
O deputado estadual e integrante da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa, Paulo Fiorilo (PT), e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Paulo, Danilo Nunes, também estarão nesse bate-papo para compreender melhor os avanços e os desafios enfrentados por Cuba. 

Patrimônio imaterial
No último dia 26, o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSD), promulgou a Lei 4.592/2024, que reconhece o Inzo Unsaba Zambiri Mutakalambo (IUZM) como patrimônio cultural de natureza imaterial do Município. Esse espaço localizado no bairro do Caraguava tem uma significativa contribuição para a valorização e preservação da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.

Referência
"O trabalho realizado no IUZM promove o fortalecimento da identidade e do patrimônio cultural afro-brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da comunidade, especialmente das populações periféricas de Peruíbe", destacou o vereador e autor da propositura, Toni Matos (Pode).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vereador denuncia falta de espaço em ossuário de Praia Grande

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prodesan aprova criação de Comitê de Auditoria Estatutária

2
Entre em nosso grupo