POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
De autoria do vereador Toninho Neto (PSD), o projeto de lei será um dos itens da pauta da sessão extraordinária de hoje, convocada pelo presidente da Câmara, Carlos Ticianelli (PSD)
Sandro Thadeu
20/01/2026 - terça às 03h30
Politica essencial
O presidente da Câmara de Bertioga, Carlos Ticianelli (PSD), convocou para hoje, às 10 horas, uma sessão extraordinária. Um dos itens da pauta é o Projeto de Lei 89/2025, que institui a Política Municipal de Combate ao Racismo no Esporte — Política Vini Jr.. A iniciativa leva o nome do jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, um dos símbolos da luta antirracista no futebol.
Sem exceção
De autoria do vereador Toninho Neto (PSD), a proposta prevê que a futura norma seja aplicada a todo e qualquer evento esportivo oficial, amador, estudantil, comunitário e promovido por entidades privadas públicas, realizado em ginásios, campos de várzea, quadras e outras arenas esportivas.
Ação enérgica
O texto estabelece a interrupção imediata da partida ou do evento diante de denúncia ou constatação de conduta racista. Em caso de reincidência ou de prática coletiva desses atos, a atividade deverá ser encerrada. Também está prevista a divulgação e a promoção de campanhas educativas antirracistas antes e nos intervalos das competições, além da apresentação de políticas públicas voltadas ao atendimento e acolhimento das vítimas.
Fenômeno atípico
A forte chuva que atingiu a Baixada Santista na tarde de ontem, somada à maré alta, provocou alagamentos e muitos transtornos à população. O elevado volume de precipitação pluviométrica concentrado em poucas horas foi provocado pela passagem de uma frente fria com intensidade acima do normal para este período do ano, conforme informações do Instituto Climatempo.
Resultado efetivo
Em poucas horas, Peruíbe registrou 172,86 mm em chuvas, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Esse volume foi o equivalente ao esperado para cerca de 15 dias. O prefeito Felipe Bernardo (PSD) gravou um vídeo para comentar os transtornos causados à Cidade e garantiu que a Administração Municipal adotou todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população.
Resultado efetivo
O chefe do Executivo explicou que, apesar das enchentes, as obras de desassoreamento realizadas pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, apresentaram resultados positivos. "Apesar do grande volume de água que caiu, estamos observando que a água está escoando com certa velocidade. Em regiões onde antes a água demorava dias para baixar, agora isso acontece em menos tempo", explicou.
Veto presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, no último dia 14, a Lei Orçamentária Anual (LOA) referente a 2026 com vetos a quase R$ 400 milhões em emendas parlamentares. Uma delas previa a destinação de R$ 1 milhão para a construção de um acesso fluvial entre o Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, e o Terminal Marítimo de Passageiros — Giusfredo Santini, em Santos.
A regra é clara
A emenda foi apresentada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido da parlamentar Rosana Valle (PL). O petista barrou essa indicação, porque essa despesa não constava na proposta original e passou a definir localizações e beneficiários específicos, o que não é vedado, conforme a Lei Complementar 210/2024.
Aval técnico
Na última sexta-feira, as consultorias de Orçamento do Senado e da Câmara Federal divulgaram uma nota técnica questionando parte dos vetos de Lula ao orçamento de 2026. No caso da emenda relacionada ao acesso fluvial, os técnicos reconheceram a pertinência das justificativas apresentadas pelo Palácio do Planalto.
Caminhada pela liberdade
Na noite de ontem, a vereadora de Praia Grande Eduarda Campopiano (PL) deixou o Município com destino a Minas Gerais para estar ao lado do deputado federal Nikolas Ferreira (PL). O parlamentar iniciou ontem a chamada "caminhada pela liberdade" até Brasília para defender a soltura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e por liderar uma organização criminosa.
Representante da Baixada Santista
"Vou passar a madrugada na estrada, porque a Baixada Santista e o estado de São Paulo precisam de representantes ao lado do Nikolas Ferreira nessa caminhada até Brasília", destacou ela, destacando que a mobilização simbólica, segundo ela, busca defender a democracia e o futuro do Brasil.
Deixe a sua opinião
ver todos