A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO
Presidente Ademir Pestana confirmou a informação em entrevista exclusiva à coluna
Sandro Thadeu
29/07/2025 - terça às 03h30
Presente de aniversário adiantado
O presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, Ademir Pestana, confirmou com exclusividade à coluna que o Ministério da Saúde liberou ontem R$ 7 milhões para que o hospital compre o seu segundo acelerador linear, equipamento de alta complexidade utilizado em tratamentos oncológicos. A novidade chega como um presente de aniversário adiantado à instituição, que completará 166 anos no dia 21 de agosto.
Reforço no atendimento
Segundo Pestana, o acelerador linear virá dos Estados Unidos e deverá ser entregue em até seis meses. Durante esse período, a estrutura da casamata (sala especial com blindagem para conter a radiação do aparelho) será reforçada. Com esse novo investimento, o hospital ampliará, a partir do próximo ano, o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de planos de saúde com diagnóstico de câncer.
Primeiro da Baixada Santista
O presidente da Beneficência Portuguesa explicou que a instituição será a primeira da Baixada Santista a ter um acelerador linear com tecnologia para radiocirurgia, um tratamento que usa radiação de alta precisão para destruir tumores sem necessidade de cortes. "Vamos ter uma equipe nova no nosso hospital para realizar esse tipo de procedimento, que será muito demandado no futuro e representará um ganho muito importante para os pacientes oncológicos da nossa região", afirmou Pestana, que foi vereador em Santos por cinco mandatos.
Referência
O principal ambientalista da Baixada Santista completaria 100 anos hoje, se estivesse vivo. O escritor e professor Ernesto Zwarg Júnior foi o responsável por mobilizar a comunidade entre o final da década de 1970 e início dos anos 1980 contra o plano do Governo Federal de instalar usinas nucleares no paraíso ecológico da Jureia, na divisa entre Peruíbe e Iguape. O movimento ocorreu em meio ao regime militar e teve grande repercussão nacional e até internacional.
Olhar especial
Em 1973, Zwarg já tinha feito história ao ingressar com a primeira ação popular na Justiça do País para impedir a construção de prédios na orla de Itanhaém. No dia 15 de maio do ano seguinte, o então juiz José Geraldo de Jacobina Rabello proferiu o que seria a primeira sentença do País em prol do meio ambiente.
Medalha de ouro
Vereadores por três mandatos em Itanhaém, Zwarg recebeu a medalha de ouro da União dos Vereadores do Brasil, em reconhecimento à qualidade e volume de seu trabalho legislativo. Ele e o irmão Antonio Zwarg são os autores da canção Santos Poema, o hino oficial do município de Santos.
Abaixo-assinado
O deputado estadual Caio França (PSB) lançou um abaixo-assinado contra a instalação de pedágios na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O documento já havia sido subscrito por 15.835 pessoas até as 2h30 de hoje.
Prejuízos à comunidade
“Não somos contra a modernização, mas isso não pode acontecer sem diálogo com a população. O modelo está sendo imposto de cima para baixo, com potencial para afetar duramente a rotina de quem depende das rodovias para trabalhar, estudar, fazer compras ou acessar serviços públicos", destacou o parlamentar.
Obrigado, mestre
O jornalismo brasileiro perdeu ontem um de seus grandes nomes. Aos 74 anos, morreu no Rio de Janeiro o jornalista Marcelo Beraba, que lutava contra um câncer no cérebro. Ele foi um dos idealizadores e fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em 2002. Chamado de "mestre" pelos colegas, Beraba tinha paixão pela reportagem, formou grandes equipes de profissionais e compartilhou, ao longo da carreira, técnicas fundamentais para facilitar e aprimorar o trabalho dos repórteres.
Deixe a sua opinião
ver todos