Sábado, 03 de Maio de 2025

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,39

Santos

21ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

PL do vereador suplente prevê a realização de sessões itinerantes aos sábados

Sandro Thadeu

03/05/2025 - sábado às 04h00

Câmara na Rua
Após seis mandatos consecutivos na Câmara de Santos (de 1997 a 2020), Antônio Carlos Banha Joaquim (PSD) retornou ao Legislativo por um período de 30 dias, em decorrência da licença do vereador Adriano Catapreta (PSD). Durante essa breve passagem, ele apresentou um projeto de lei batizado de "Câmara na Rua", que tem como objetivo promover a participação cidadã e aproximar o Legislativo da população.

Tribuna popular
O texto prevê que o Parlamento realize, no último sábado de cada mês, sessões itinerantes em locais públicos de diferentes bairros do Município, preferencialmente em áreas de grande circulação de pessoas. A intenção é permitir que os cidadãos acompanhem as discussões dos integrantes da Casa de Leis e possam se manifestar mediante um cadastro.

Resgate histórico
"Se as pessoas não podem chegar aqui, na Casa do Povo, ela precisa chegar até as pessoas — sem corte, sem rede social, apenas no olho no olho. Precisamos ouvir a sociedade e sentir o calor de cada necessidade da comunidade. Nós já tivemos lá atrás as sessões itinerantes e precisamos reativá-las", ressaltou Banha.

Sem trégua
"Você para em qualquer lugar no feriado achando que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está usando uma norma universal de feriado. Fui a um restaurante na Rua Euclides da Cunha com a Rua Pernambuco (Gonzaga, em Santos), deixei meu carro ali parado e tratei de comer um bom aperitivo. De uma hora para outra, meu carro é guinchado", desabafou ontem o jornalista Lucas Tavares, que está em Santos para visitar familiares. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele não poupou críticas ao presidente da empresa municipal, o engenheiro Antonio Carlos Silva Gonçalves. 

Passou do ponto
Em tom de ironia, o jornalista afirmou que o dirigente da CET é uma figura "impoluta", cujo único mérito é ser marido de uma ex-repórter da TV Tribuna, afiliada da TV Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. "Esse vagabundo, que atende a uma malta de políticos desde o tempo do (ex-prefeito) Beto Mansur, precisa ser enquadrado. Eu o desafio publicamente a abrir as contas, mostrar o quanto ganha e abrir o patrimônio dele. É um canalha", desabafou Tavares, que já trabalhou em vários veículos de comunicação de Santos e atuou como secretário-adjunto de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. 

Destaque nacional
Na noite da última quinta-feira, o Santos empatou por 1 a 1 com o CRB, na Vila Belmiro, no primeiro confronto da 3ª fase da Copa do Brasil. Muitos torcedores ficaram revoltados com o resultado. Houve confusão nas arquibancadas e os policiais militares tiveram de agir. Um dos vídeos que viralizaram mostra um homem quebrando uma porta de vidro para tentar fugir da confusão com a família. O protagonista da cena era o vereador santista Lincoln Reis (Pode).

Em nome da família
O parlamentar divulgou ontem uma nota para se desculpar a quem se sentiu ofendido ou prejudicado, admitindo que agiu de forma impulsiva e sem o devido controle. Por esse motivo, assumiu o compromisso de ressarcir o clube. "Minha única intenção foi garantir a segurança das minhas filhas (de 6 e de 14 anos) e da minha esposa, mas reconheço que o modo como tomei a decisão não foi o mais adequado. Compreendo que atitudes impulsivas podem gerar consequências e estou disposto a corrigir o erro da forma mais responsável possível", afirmou. 

Promoção de direitos
Após conversar com familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e representantes de entidades que atuam no setor, o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD) preparou uma cartilha digital intitulada "Entender para Incluir". Lançada na última quarta-feira, a publicação traz orientações práticas e direitos garantidos por lei e informações essenciais para o público.

Ferramenta de apoio
O material reúne explicações sobre mecanismos de proteção, como a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA, e destaca leis de autoria do parlamentar, como a Lei do Laudo Permanente (17.669/2023), que garante validade indeterminada para laudos médicos do TEA, e a Lei do Turismo Acessível (18.063/2024), que promove inclusão e acessibilidade em destinos turísticos do Estado. 
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prodesan aprova criação de Comitê de Auditoria Estatutária

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Paulo Alexandre e Rosana Valle assinam pedido de CPI sobre fraudes no INSS

MAIOR DO MUNDO

Comitiva brasileira estudará túnel Fehmarnbelt para aplicação de tecnologias no Túnel Santos-Guarujá

2
Entre em nosso grupo