Terça, 27 de Maio de 2025

DólarR$ 5,64

EuroR$ 6,38

Santos

25ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Autoridades e sindicatos alinham ações para garantir a proteção dos portuários

Projeto de Lei 733/2025 trata do novo marco regulatório portuário, mas apresenta alguns pontos que atacam diretamente direitos históricos conquistado pelos trabalhadores do setor

Sandro Thadeu

25/05/2025 - domingo às 04h00

Alinhamento estratégico
Em um cenário de crescentes discussões sobre o Projeto de Lei 733/2025, que propõe um novo marco regulatório para o setor portuário, integrantes da classe política e sindicalistas que representam as categorias profissionais que atuam no Porto de Santos realizaram uma reunião na Prefeitura de Santos, na última sexta-feira, para alinhar ações contra possíveis retrocessos aos direitos dos trabalhadores desse segmento.

Atuação conjunta
Um dos pontos centrais desse encontro foi o compromisso de uma atuação conjunta em Brasília. Os deputados federais Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Delegado da Cunha (PP) reafirmaram apoio às pautas dos trabalhadores e nas discussões para que a proposta seja alterada no Congresso Nacional. O parlamentar estadual e presidente estadual do PSB, Caio França, também se comprometeu a articular com deputados federais da legenda e de outras siglas o fortalecimento dessa luta.

Comissão especial confirmada
Presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos, Barbosa fará parte da comissão especial da Câmara dos Deputados para discutir o PL 733/2025 anunciada ontem pelo presidente da Casa de Leis, Hugo Motta (Republicanos-PB). O tucano também confirmou aos sindicalistas que realizará uma audiência pública para debater os impactos negativos aos trabalhadores da proposta.

Presença estratégica
O presidente do Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários do Estado de São Paulo (Sintraport), Miro Machado (PSB), atuou como vereador em Santos ao longo da última semana e chamou a atenção dos colegas de plenário sobre a proposta de atualização do marco portuário. "Mais do que proteger os trabalhadores, estamos defendendo a economia local, o emprego e a dignidade de quem faz o porto acontecer todos os dias", destacou.

Conselho Sindical
Miro explicou que o prefeito Rogério Santos (Republicanos) criará um conselho municipal sindical das atividades portuárias. Esse grupo vai se reunir de forma periódica (quinzenal ou mensalmente) para elaborar estratégias conjuntas, promover debates e garantir articulação direta entre o Executivo e o Legislativo.

Respeito aos trabalhadores
O vereador de Cubatão Carioca (PSDB) protocolou recentemente o pedido para a instalação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar os efeitos do processo de recuperação extrajudicial da empresa Unigel, antiga Companhia Brasileira de Estireno. A iniciativa tem como foco os impactos socioeconômicos e ambientais dessa reestruturação no Município. “Vivemos um momento de instabilidade no nosso polo industrial”, alertou o parlamentar.

Impacto regional
O encerramento das atividades em duas unidades da Unigel, além da saída da Yara Fertilizantes de Cubatão, gerou um forte impacto no mercado de trabalho local. A redução dos postos de trabalho no ano passado vem refletindo diretamente na economia de Cubatão, que há décadas depende da atividade industrial para sustentar sua receita e dinamismo social.

Dia de festa
A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (PSD), e o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Renato Burini, casaram-se ontem. Entre os convidados estavam o presidente nacional da sigla e secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior, que também faz parte da legenda. 

Troca de comando
Responsável pela PM na Baixada Santista e no Vale do Ribeira entre junho de 2020 e maio de 2022, o coronel Cássio Araújo de Freitas passou, na última sexta-feira, o cargo de comandante-geral da corporação no Estado para José Augusto Coutinho, oficial de mesma patente.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

Política

O que pensam os deputados eleitos pela Baixada Santista em relação ao fim da escala 6x1?

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Guarujá cede imóvel da Escola 1º de Maio ao Instituto Federal de São Paulo

Política

Quais são as opiniões dos deputados da Baixada Santista sobre a eleição de Mongaguá?

2
Entre em nosso grupo