Domingo, 04 de Maio de 2025

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,39

Santos

22ºC

LEIA A COLUNA

Autoridades e especialistas defendem mudanças no marco regulatório dos portos

Câmara de Santos recebeu ontem seminário para debater sugestões para criar um ambiente jurídico seguro e estável a fim de garantir o crescimento e mais investimentos no segmento 

Sandro Thadeu

03/12/2024 - terça às 03h20

Gestão pública 4.0
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, participou ontem da abertura do seminário Modernização dos Portos - Lanterna na Popa e na Proa e defendeu a ideia de os atores do segmento buscarem juntos uma gestão pública 4.0, que possa garantir uma maior eficiência das instituições, além de trazer maior segurança jurídica aos investidores. O evento ocorreu na Câmara de Santos e foi uma realização do Marco Zero Conteúdo. 

Menos Brasília
O representante da estatal e o diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, defenderam uma mudança no marco regulatório dos portos para reverter a concentração de decisões portuárias em Brasília, delegando maior autonomia às autoridades locais. Ambos também sugeriram alterações na legislação para criar um ambiente mais normativo e mais leve alinhado com a dinâmica do mercado. 

Cabeça no futuro
O consultor portuário e ex-secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomênico, explicou que as autoridades precisam desenvolver um planejamento estratégico de médio e longo prazo para os portos brasileiros. O diretor da V2PA Engenharia e Consultoria e consultor da área de portos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Marcos Vendramini, também considera fundamental que o poder público garanta os investimentos em infraestrutura a fim de resolver os gargalos logísticos e assegurar uma maior produtividade do setor.

Foco nos trabalhadores
O vereador e presidente da Comissão de Assuntos Portuários, Marítimos, Indústria e Comércio da Câmara de Santos, Francisco Nogueira (PT), reiterou que o poder público e a iniciativa privada devem atuar em parceria com instituições de ensino para ampliar e oferecer melhor qualificação para os trabalhadores e prepará-los adequadamente para as constantes mudanças do setor portuário.

Deu a lógica
Com 7 votos favoráveis, a Câmara de Itanhaém aprovou, na noite de ontem, os projetos de lei que tratam do parcelamento do solo urbano e do zoneamento, uso e ocupação do solo do Município. Dois vereadores decidiram se abster: Rutinaldo Bastos (Pode) e Silvinho Investigador (Novo). Curiosamente, esses itens não constavam na pauta disponibilizada na página oficial da Casa. 

Desconforto
Os manifestantes contrários às proposituras lotaram as galerias da Casa de Leis e fizeram bastante barulho, atrapalhando por diversas vezes as explanações. O grupo critica a possibilidade de verticalização indiscriminada no Município e a falta de um diálogo mais amplo a respeito das possíveis mudanças. O presidente do Parlamento, Professor Fernando Xavier (PSD), teve bastante trabalho para conduzir a sessão. 

Trabalho de sobra
O vereador Hugo Di Lallo (PSD) também ficou incomodado com a falta de respeito de alguns participantes da sessão de ontem. "Eu sou obrigado a ver meia dúzia de politiqueiros baratos aqui para desrespeitar os colegas. Isso me entristece muito nessa minha sessão de despedida do Legislativo", lamentou. 

Pedido de reforços
O deputado estadual Tenente Coimbra (PL) apresentou uma indicação ao Executivo para que sejam liberados recursos financeiros para que a Polícia Militar possa comprar quadriciclos para reforçar as ações de segurança na Baixada Santista.

Solução eficiente
Na avaliação do parlamentar, esses veículos são ágeis e versáteis, permitindo acesso a áreas de difícil mobilidade, como praias, trilhas e comunidades. "A indicação de quadriciclos para patrulhamento e fiscalização busca promover melhorias significativas à segurança dos cidadãos, sobretudo por possibilitar uma resposta rápida a emergências e um monitoramento mais eficaz", justificou. 
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vereador denuncia falta de espaço em ossuário de Praia Grande

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prodesan aprova criação de Comitê de Auditoria Estatutária

2
Entre em nosso grupo