Domingo, 11 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

32ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Audrey Kleys deixa o Novo

Vice-prefeita de Santos é um dos nomes cotados para disputar uma vaga na Alesp neste ano

Sandro Thadeu

11/01/2026 - domingo às 02h00

Fim do casamento
A vice-prefeita de Santos e secretária municipal de Educação, Audrey Kleys, não integra mais os quadros do Novo. A informação foi publicada originalmente ontem pelo colunista de Política do Jornal da Orla, Marco Santana, e confirmada pela coluna junto ao presidente municipal da sigla, Wladmir Mattos. Segundo o dirigente, a decisão foi entendida como o melhor caminho tanto para a representante do Executivo quanto para a legenda. 

Passagem curta
Após dois mandatos como vereadora eleita pelo PP, Audrey deixou o partido, em abril de 2024, e migrou para o Novo. Meses depois, foi escolhida como vice na chapa ao Executivo encabeçada pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos). Essa movimentação dela e o apoio do Novo ao atual gestor nas últimas eleições municipais não foram bem aceitos por vários integrantes e candidatos ao Legislativo do partido.

Nova chance?
A saída da vice-prefeita reacende os rumores de que Audrey possa disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, como ocorreu em 2022, quando obteve 50.028 votos e ficou como segunda suplente do PP. Questionada sobre o tema, ela admite que tem conversado sobre o assunto com familiares, amigos e eleitores, mas destaca estar focada no trabalho à frente da Secretaria de Educação.

Patrimônio imaterial
O vereador de Santos Zequinha Teixeira (PP) celebrou a sanção, pelo prefeito, da Lei 4.717/2026, que declara e reconhece a FeirArte como patrimônio cultural e imaterial do Município. A promulgação da matéria ocorreu na última quinta-feira.

A mais querida
Considerada a mais tradicional feira de artesanato, arte e gastronomia popular de Santos, a FeirArte acontece aos sábados na orla da Praia do Boqueirão e, aos domingos, na Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, em frente ao Sesc, no bairro Aparecida. “Que possamos dar ainda mais visibilidade à FeirArte, que mora no coração de todos os santistas”, destacou o vereador.

Protesto
Na tarde da última sexta-feira, moradores de Itanhaém fizeram um grande protesto na frente do Paço Municipal para protestar contra o reajuste no valor do IPTU, que ficou mais elevado do que o habitual em razão da atualização da Planta Genérica de Valores, o que não ocorria desde 1998. Além disso, a população demonstrou estar revoltada com a falta d'água e problemas na coleta de resíduos sólidos.

Apoio de peso
A mobilização contou a participação do influenciador Samuel DPK, conhecido como o Rei dos Pitbulls, que apoiou a luta da comunidade e criticou a postura da Administração Municipal. "Estive em Itanhaém e vi de perto o desrespeito do prefeito com a população. Idosos expostos ao sol, pessoas pedindo apenas o básico, nada além do básico. Enquanto isso, de dentro, com ar-condicionado, o que se via eram sorrisos de desdém quando o mínimo seria uma satisfação", desabafou.

Fiscalização in loco
O Centro de Monitoramento da GCM de Praia Grande recebeu, na última segunda-feira, a visita do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, Adriano Pixoxó, e do diretor Márcio Teixeira. A inspeção ocorreu após a entidade receber denúncias sobre problemas enfrentados pela categoria nessa unidade de onde são acompanhadas as imagens das mais de 3.500 câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade.

Luz no fim do túnel
Os sindicalistas identificaram riscos ergonômicos aos integrantes da corporação, além de problemas de climatização do local. Para sanar esse problema, a entidade foi informada que a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública já possui recursos para substituir as cadeiras do Centro de Monitoramento, mas ainda não há uma previsão de quando os novos equipamentos estarão à disposição.

Outras prioridades
"A situação é uma vergonha. O sindicato já fez doações de cadeiras para que nossos companheiros e companheiras consigam trabalhar. É inadmissível a Administração Municipal gastar milhões do erário público com shows de verão, mas não resolver esta simples questão para o bem de seus servidores”, frisou Pixoxó, que defendeu a troca dos equipamentos de ar condicionado desse espaço da GCM.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Quitação de dívidas da Prefeitura vira disputa de narrativas em São Vicente

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vereadores da Baixada Santista cobram melhorias nos serviços da Sabesp

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Representantes da Unigel confirmam fechamento da unidade em Cubatão

2
Entre em nosso grupo