Sábado, 03 de Maio de 2025

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,39

Santos

23ºC

LEIA A COLUNA

Ariovaldo Feliciano seguirá como provedor da Santa Casa de Santos

O contador e advogado está desde 2016 à frente do maior hospital do litoral paulista e terá hoje o mandato renovado por mais 3 anos. Vereador Cacá Teixeira (PSDB) é o vice da chapa

Sandro Thadeu

17/01/2025 - sexta às 01h45

Reeleição garantida
O contador e advogado Ariovaldo Feliciano será reconduzido ao cargo de provedor da Santa Casa de Santos. A eleição será realizada hoje, às 18 horas, no consistório da instituição. Ele encabeça a única chapa inscrita no pleito. O vereador Cacá Teixeira (PSDB) seguirá como vice. A cerimônia de posse está marcada para o próximo dia 24, às 18h30, no mesmo local.

Conquistas para a comunidade
Ariovaldo está à frente da irmandade desde 2016 e parte para o quinto mandato consecutivo. Sob a liderança dele, a Santa Casa alcançou importantes feitos. Entre as realizações da atual gestão (2022-2025), destacam-se a modernização das alas do hospital destinadas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a inauguração do Complexo Assistencial e das novas instalações do Banco de Sangue e a entrega das novas instalações do Raio X Central. Além disso, a parceria com a CPFL Piratininga possibilitou a implantação do sistema de energia fotovoltaica. Outro grande marco foi o lançamento do livro que narra a história do hospital, o primeiro do País, fundado em 1543 por Braz Cubas.

Grandiosidade
Considerada o maior complexo de saúde do litoral paulista, a Santa Casa de Santos emprega mais de 6 mil pessoas. O hospital possui quatro centros cirúrgicos, 670 leitos ativos, dos quais 122 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a irmandade, são realizados mensalmente mais de 300 mil procedimentos, consultas, exames, internações e cirurgias. Cerca de 60% desses atendimentos são voltados ao SUS.

De olho na Prefeitura de Santos
Em agosto de 2020, Feliciano chegou a ser anunciado como pré-candidato a prefeito de Santos pelo Republicanos pelo então presidente municipal da legenda, o ex-deputado estadual Wellington Moura. No final de junho daquele ano, o provedor apareceu bem posicionado em uma enquete lançada no site do jornal A Tribuna. O resultado animou os dirigentes da sigla naquela ocasião, mas o partido desistiu desse projeto e apoiou o nome de Rogério Santos (Republicanos), que na época estava no PSDB.

Dança das cadeiras
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), exonerou o subprefeito da Área Continental, Edson da Silva Santos, e mais seis secretários: Wanessa Braz de Oliveira Pedroza (Esportes e Lazer), Marcos Roberto de Andrade (Emprego, Trabalho e Renda), Monica Geny dos Santos (Desenvolvimento Social), Marcos José Bezerra da Silva (Habitação e Regularização Fundiária), Paulo Roberto Duarte Bonavides (Turismo) e Juliana Arnaut Santana (Desenvolvimento Econômico). Essas informações foram publicadas em uma edição suplementar de ontem do Diário Oficial.

Mais baixas
A mesma publicação também menciona o desligamento de outros 39 ocupantes de cargos comissionados de cinco pastas: Desenvolvimento Social (30); Emprego, Trabalho e Renda (dois); Habitação e Regularização Fundiária (um); Mobilidade Urbana (um); e Turismo (cinco). 

Exceção
A única nomeação registrada nesta edição suplementar do Diário Oficial é a de Juliana Arnaut Santana, que deixou a secretaria de Desenvolvimento Econômico e migrou para a de Turismo. Conforme apurado pela coluna, alguns nomes que estavam no primeiro escalão do governo devem assumir outros desafios na Administração Municipal, como Bonavides. O vereador Higor Ferreira (União) deverá assumir a pasta de Habitação e Regularização Fundiária. Caso esse cenário venha a ser confirmado, o primeiro suplente da legenda no Legislativo, Dercinho Negão do Caminhão, retornará ao Parlamento.

Democracia na veia
São Vicente iniciou, na última quarta-feira, o processo eleitoral para a escolha dos representantes de quatro conselhos municipais: Política Cultural (CMPC), Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef), Economia Solidária (Comecosol) e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Cultural e Turístico (Condephasv). 

Como votar
Será possível votar, de forma online, até as 14 horas de hoje pelo site www.saovicente.sp.gov.br/EleicoesConselhos2025. É preciso anexar um documento com foto e um comprovante de residência ou título de eleitor registrado na Cidade. Outra opção é participar do pleito presencialmente neste sábado, das 9 horas ao meio-dia, nos seguintes locais: Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro, s/nº, Centro) e Subprefeitura da Área Continental (Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 211, Jardim Rio Branco).

Conflito com a lei?
A coluna identificou que a Lei 2912/2012, que criou o CMPC, exige que cidadãos e filiados a entidades representativas interessados em participar do processo eleitoral estejam cadastrados na Secretaria de Cultura e comprovem ter, no mínimo, dois anos de residência no Município, além da comprovação de atuação no setor. Em relação ao Condephasv, a Legislação 1634-A/2005, que instituiu esse conselho, prevê que o edital de inscrições e eleições é específico para associações ou entidades civis. Portanto, o munícipe não teria direito ao voto. Na tarde de ontem, a coluna enviou questionamentos à Prefeitura e aguarda uma resposta. 

Permanência garantida
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) renovou por 20 anos a cessão do terreno na Avenida Francisco Manoel, no bairro da Jabaquara, para a Associação Equoterapia. O documento foi assinado na última quarta-feira. "O presidente Lula, através da ministra Esther Dweck (de Gestão e Inovação em Serviços Públicos), cumpre o compromisso de conceder uma função social aos imóveis da União", destacou o coordenador do escritório da SPU na Baixada Santista, Emerson Santos. 

Trabalho fundamental
A entidade é pioneira na utilização da equoterapia para reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez, do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e dos vereadores Cacá Teixeira (PSDB) e Chico Nogueira (PT). 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prodesan aprova criação de Comitê de Auditoria Estatutária

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Paulo Alexandre e Rosana Valle assinam pedido de CPI sobre fraudes no INSS

2
Entre em nosso grupo