Quinta, 04 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,29

EuroR$ 6,17

Santos

25ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Alesp aprova projeto de lei que altera a classificação de Cidades Turísticas

Duas cidades do Vale do Ribeira foram promovidas de categoria

Sandro Thadeu

04/12/2025 - quinta às 03h00

Promoção
Em sessão extraordinária realizada ontem, a Assembleia Legislativa (Alesp) aprovou o Projeto de Lei 1.274/2025, que altera a classificação das cidades turísticas paulistas e aponta aquelas que podem receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). Oito localidades foram promovidas de Municípios de Interesse Turístico (MITs) à categoria de Estância: Tatuí, Jaú, Botucatu, Guararema, Sertãozinho, Buritama, Apiaí e Barra do Turvo — as duas últimas são do Vale do Ribeira. Elas passam a ter uma fatia maior dos recursos estaduais para esse segmento.

Cubatão de fora
Com a atualização, São Paulo passará a ter 78 cidades estâncias. Fazem parte desse grupo oito das nove cidades da Baixada Santista  (exceção é Cubatão, que ainda se enquadra como MIT). A matéria também inclui as cidades de Pedregulho, Piracicaba, Pirassununga e São José do Rio Preto na lista de MITs, que passa a ter 136 localidades.

Maior segurança
Durante a discussão dessa propositura em plenário, o presidente da Comissão de Turismo da Casa de Leis, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr. (PSD), reiterou que esse projeto devolve segurança jurídica ao sistema turístico e garante que o Fumtur volte a operar com transparência e proporcionalidade. "Isso fortalece os municípios, melhora a gestão dos recursos e ajuda o turismo a continuar gerando desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo", frisou.

Dupla homenagem
Amanhã, às 19 horas, o deputado estadual Paulo Mansur (PL) presidirá a sessão solene para a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a maior honraria do Estado, ao vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) e ao ex-secretário especial da Cultura e deputado federal Mário Frias (PL) "pelo trabalho, dedicação e pelos relevantes serviços prestados ao Brasil". 

Amigos do Bairro
O vereador de Santos Antônio Carlos Banha Joaquim (PSD) quer que a Prefeitura retome o programa “Amigos do Bairro”, iniciativa criada em outubro de 2022 e coordenada pela Ouvidoria Municipal. A proposta foi apresentada pelo parlamentar com a justificativa de que o projeto teve impacto positivo na relação entre moradores e Administração Pública.

Resultados positivos
Segundo o parlamentar, a iniciativa contava com voluntários capacitados pela Administração Municipal para atuar como ponte entre a população e o poder público. Eles percorriam os bairros, orientavam moradores e comerciantes, incentivavam boas práticas de limpeza e descarte de resíduos, além de ajudar no registro de solicitações e denúncias pelos canais oficiais da Ouvidoria.

Anistia em debate
O Núcleo do Espaço Inclusão Social, em parceria com a Frente Ampla, fará amanhã o encerramento do primeiro ciclo de atividades do Cine Clube Inclusão, em Cubatão. Para fechar com chave de ouro as atividades, será exibido amanhã, às 15 horas, o filme 30 Anos de Anistia, de Luiz Fernando Lobo, na Avenida Nações Unidas, 119, Vila Nova. Após a exibição do longa-metragem, a ativista política Paula Ravanelli mediará uma roda de conversa com o advogado Fábio Moura e o professor e ex-vereador de Santos Reinaldo Martins.

Formação crítica
A programação de encerramento também contará com apresentação musical da banda Da Sua Laia. Ao longo do ano, o Cine Clube exibiu documentários voltados ao debate qualificado sobre direitos humanos, cultura e democracia, como Colchão de Pedra e Nossa Louca Resistência, dirigido pelo jornalista Carlos Ratton.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Badra inicia terceira rodada de avaliação dos nove prefeitos da Baixada Santista

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Tenente Coimbra: Prefeitura de Santos tem recursos para fazer mais e melhor

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

PL avalia lançar Rosana Valle ao Senado

2
Entre em nosso grupo