Domingo, 04 de Maio de 2025

DólarR$ 5,69

EuroR$ 6,45

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

Ademário articula novos projetos de Educação com o Governo Federal

Prefeito de Cubatão esteve ontem em Brasília e teve compromissos nos ministério da Educação, do Trabalho e do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte

Sandro Thadeu

28/11/2024 - quinta às 01h45

Sem parar
O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), passará o bastão para o sucessor, o vereador Cesar Nascimento (PSD), daqui a cinco semanas. Apesar disso, o chefe do Executivo segue trabalhando firme. Ontem, ele esteve em Brasília, onde participou de uma série de compromissos para conversar com representantes do Governo Federal a fim de viabilizar alguns projetos e programas no Município.

Formação de trabalhadores
Ao lado dos secretários de Educação e de Governo, Guilherme Amaral e Fabrício Lopes, respectivamente, o tucano teve uma reunião no Ministério do Trabalho e Emprego para trazer para a Cidade a Escola do Trabalhador 4.0, que oferece vagas gratuitas e online em mais de 150 cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A ideia é que o Município ofereça espaços com acesso à internet, computadores e monitores que auxiliem o cidadão a fazer e a concluir as aulas.  

Aguarde e confira
A comitiva também esteve reunida com dois coordenadores de projetos da pasta da Educação para discutir a implementação de escolas de tempo integral e do Programa de Alimentação Escolar. "Eu não tenho dúvidas que nos próximos dias nós teremos grandes novidades para a população de Cubatão", ressaltou Ademário. 

Empreendedorismo em alta
O prefeito de Cubatão também passou pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, onde foi recebido pelo diretor de Fomento, Marcelo Strama (PSB), que foi vereador em Itanhaém e presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).  A reunião teve como foco o apoio e o incentivo ao empreendedorismo no Município, com o intuito de fomentar o crescimento de microempresas e pequenos negócios locais.

Sinal verde
Em sessão extraordinária realizada ontem, a Assembleia Legislativa aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2023, que flexibiliza a aplicação de 5% dos recursos estaduais da Educação para o custeio das ações na área da Saúde. Atualmente, a Carta Magna paulista estabelece que 30% das receitas estaduais sejam destinadas à área de ensino. Agora, voltará para 25%, conforme determinado pela Constituição Federal.

Posicionamento dos deputados da Baixada Santista
A PEC recebeu 59 votos favoráveis e 19 contrários. Dos cinco parlamentares da Baixada Santista, quatro deles estiveram ao lado da maioria: Paulo Corrêa Junior (PSD), Paulo Mansur (PL), Solange Freitas (União) e Tenente Coimbra (PL). Caio França (PSB) foi o único da região que não concordou com a mudança na Constituição paulista. 

Kondzilla no Legislativo
A Câmara de Guarujá realizará hoje, a partir das 19 horas,  sessão solene para a entrega da Medalha de Mérito Don Domênico para três pessoas. Uma delas é o empresário e produtor musical da Cidade Konrad Cunha Dantas, o KondZilla, que mantém há 13 anos a maior plataforma de conteúdo de música e cultura das ruas no Brasil.

Outros homenageados
A honraria também será concedida à diretora do Núcleo de Ensino Infantil Conveniado Manoel Araújo Junior, Adilma Quaresma, e ao médico Frederico Chamone, que integra a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Chamone, que foi condenado a nove anos de prisão por associação e tráfico de drogas, teve sua liberdade condicional concedida em maio deste ano e voltou a exercer sua função no Samu. Ele ficou nove anos na prisão e foi condenado a 16 de detenção, por associação e tráfico de drogas. Em maio deste ano, a Justiça concedeu liberdade condicional ao médico, que voltou a exercer a função no Samu.

Saia justa
O décimo e último item da ordem do dia da sessão de hoje da Câmara de Santos é o projeto de decreto legislativo para a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas ao ator Oscar Magrini, que atuou em diversas novelas da TV Globo, como O Rei do Gado e Torre de Babel. Ao verificar a tramitação dessa proposta, a coluna verificou que a Comissão de Constituição de Constituição e Justiça deu parecer contrário à matéria.

Detalhe
A CCJ teve esse posicionamento por um detalhe: o autor da propositura, o vereador suplente José Carlos de Almeida, o Kaculé (PSD), deixou de anexar a comprovação de que o homenageado não sofreu condenação criminal ou cível por ato de improbidade administrativa e inelegibilidade. Tais requisitos são essenciais para a aprovação desse projeto, conforme previsto na Resolução 10/2016.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Vereador denuncia falta de espaço em ossuário de Praia Grande

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prodesan aprova criação de Comitê de Auditoria Estatutária

2
Entre em nosso grupo