Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

21ºC

Visões e Opiniões

Meu filho tem a língua presa, e agora?

Por Fernanda Zanco Tritto

02/01/2022 - domingo às 15h28

Língua presa é o termo popular para Anquiloglossia. Ocorre quando a "pelinha" que fica embaixo da língua (o freio) é menor do que o normal. O freio é responsável por prender a língua na boca, quando ele é menor ele impede a língua de se movimentar livremente, a pessoa enfrenta dificuldade para elevar ou projetar a ponta da língua, atrapalhando a fala.
 
A língua presa pode ser diagnosticada nos primeiros dias de vida do bebê por meio do Teste da Linguinha. Quando essa avaliação não é feita podemos observar alguns sintomas desse problema, como por exemplo: dificuldade para pronunciar palavras com R, L, T, D, Z, S e N, espaços entres os dentes inferiores e problemas com bullying por conta da alteração de fala.
 
No caso de língua presa não existe um tratamento para prevenir tal situação. O ideal é que se passe em consulta com odontopediatra embora existam outros especialistas também se dediquem ao tema como otorrinolaringologista, fonoaudióloga e pediatras.
 
Se for constatado a língua presa antes do primeiro ano de vida é possível tratar através da Frenotomia, que é uma cirurgia que realiza um pequeno corte no freio que já seja o suficiente. Caso o bebê tenha a condição e não possua dificuldade em amamentar podemos esperar e acompanhar para ver se o quadro se reverta com o passar do tempo.
 
Já em crianças e adultos o tratamento consiste em Frenectomia, que é quando precisamos remover parcialmente ou totalmente o freio da língua. As cirurgias de correção não costumam apresentar complicações, exceto por um pequeno sangramento na região.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SUA SAÚDE

Com recorde de alta, fique atento aos cuidados básicos com a dengue

CUIDE-SE

Saúde mental: a importância da prática da escrita na terceira idade

SUA SAÚDE

Luta contra doenças do intestino passa pela alimentação

2
Entre em nosso grupo