HISTÓRIA

Quem foi Pinheiro Machado, nome que dá ao Canal 1 de Santos?

Político brasileiro, Pinheiro Machado é um dos mais influentes da República Velha, de 1889 a 1930, conhecido como o "Condestável da República" e símbolo da política dos governadores, foi assassinado em 1915, aos 64 anos

02/03/2023 - quinta às 11h12
Canal 1 foi o primeiro a ser construído, em 1907, inaugurado por Jorge Tibiriçá, então presidente do Estado - Google Maps

Com seus 3,5 quilômetros de distância, tendo seu início próximo ao Estádio Ulrico Mursa, casa da Portuguesa Santista até o bairro da Pompéia, a Avenida Pinheiro Machado corta dois dos principais bairros da cidade: Vila Belmiro e Marapé. Com seus comércios, unidades médicas, centros de ensinos, prédios comerciais e residenciais, fica a pergunta: Quem foi Pinheiro Machado?

Nascido em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, no dia 8 de maio de 1851, José Gomes Pinheiro Machado esteve presente durante a Guerra do Paraguai, como voluntário. Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, fundou o Partido Republicano Riograndense em 1979. Com a implantação da República, foi eleito senador. 

Em 1893, durante a revolta gaúcha, obteve vitória na Batalha de Passo Fundo, se revelando um grande estrategista, sendo elevado ao posto de General de Brigada logo em seguida. Após a inssureição, ocupou a cadeira de senador, chegando a ser chefe do Partido Republicado Conservador, sendo um dos organizadores da coligação que resultou na eleição de Afonso Pena à Presidência da República. 

Pinheiro Machado, antes de sua morte, assassinado por Manso Paiva, no dia 8 de setembro de 1915, ainda ocuparia o cargo de diretor da Secretaria de Finanças de Minas Gerais e professor na Faculdade de Direito de Ouro Preto.

Sobre a Rua

Em sessão da Câmara Municipal de Santos, realizada em 9 de setembro de 1915, o vice-presidente Coronel Joaquim Montenegro, comunicou o falecimento do então senador Pinheiro Machado. Quase uma semana após, no dia 15 de setembro de 1915, foi proposto que a avenida do Canal 1 tivesse seu nome alterado para o nome Senador Pinheiro Machado.

O canal 1, primeiro a ser construído, havia sido inaugurado no dia 27 de agosto de 1907 pelo Dr. Jorge Tibiriçá, então presidente do Estado. 

Com a sua construção, ocorreu o fim do Rio dos Soldados, que desaguava no bairro do Paquetá.