Em Bertioga, Matheus Rodrigues é apontado como o vereador com melhor desempenho
Em segundo lugar na preferência dos eleitores aparece Carlos Ticianelli
01/02/2023 - quarta às 00h01Ele foi eleito em 2020 com 1.162 votos, o quinto mais bem votado naquele pleito. Agora, Matheus Rodrigues, vereador filiado ao PSD, de Gilberto Kassab, é indicado pelos entrevistados na pesquisa Badra de opinião, como o vereador com melhor desempenho na Câmara de Bertioga, com 15,4% das citações.
Matheus, aliás, é um do que torce para se o abençoado do outro Matheus, Caio, o prefeito, como seu candidato em 2024. Vai ter que superar, entre outros, o secretário de governo do prefeito, Gustavo Melo, que também está atrás da benção, apesar de ambos negarem.
Em segundo lugar na preferência dos eleitores aparece Carlos Ticianelli, com 7,7% das citações e, em terceiro, o vereador Guarujá, com 3,9%. A vereadora Renata Barreiro foi a quarta mais citada, com 3,1%.
Do ponto de vista metodológico, importante destacar que a citação, pelos entrevistados se deu de forma totalmente espontânea, ou seja, o morador-eleitor teve que, de fato, puxar da memória e do conhecimento que possui sua indicação de resposta.
Dois números, no entanto, chamam muito a atenção. Quase metade dos entrevistados, 24,6% não souberam responder à pergunta. Outros 34,2% foram taxativos ao afirmar “nenhum”.
“Isso preocupa e preocupa muito. Quando o assunto é o parlamento, a sensação que se tem é de uma crise generalizada de representatividade. O vereador deveria ser, sem dúvida alguma, a personalidade política mais próxima do cidadão. Os números não comprovam outra coisa senão o fato de que o distanciamento é enorme”, argumenta Célio Ricardo Silva do Costa, diretor do instituto Badra.
Comentário do Juvenal
Putz, para mim vai ser sempre incompreensível o fato de, apenas dois meses depois de qualquer eleição, o cidadão já não mais se lembrar em quem votou para vereador. Não deveria fazer o menor sentido, caso, claro, as câmaras não tivessem se tornado, de fato, um puxadinho do Executivo.
No caso de Bertioga, são 9 vozes que de fato nem precisam estar afinadas como em um coral. Mas que precisam, substancialmente, emprestarem voz à população. Em outras palavras, fazendo minimamente os interesses de políticos e eleitores coincidirem, condição um para que aconteça de fato aquilo que na Democracia chamamos de representação por mandato.