BS9 - Badra Comunicação

Moradores de Bertioga relatam diversos problemas que enfrentam diariamente pela cidade

Levantamento vai avaliar gestão do prefeito Caio Matheus e vereadores

27/01/2022 - quinta às 19h39
Diariamente, a partir do dia 1 de fevereiro, será divulgado o resultado do levantamento cidade por cidade - PMB

A pedido do Portal BS9 – Baixada e Vale, a Badra Comunicação, empresa especializada em levantamento estatístico de dados, vai realizar ampla pesquisa de campo em 17 municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
 
Nessa rodada, os pesquisadores percorrerão as ruas de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente; e, no Vale, serão ouvidas as populações de Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo e Registro.

Além de medir o nível de satisfação com o desempenho das administrações municipais e a aprovação ou reprovação dos prefeitos, após o primeiro ano do atual mandato, os entrevistados terão a chance de apontar, também, qual vereador tem tido melhor desempenho no cumprimento de seu mandato nas câmaras municipais.
 
O levantamento da Badra será realizado entre os dias 27 de janeiro e 5 de fevereiro e vai ouvir, em cada município, 800 moradores, totalizando 13.600 entrevistados. Diariamente, a partir do dia 1 de fevereiro, será divulgado o resultado do levantamento cidade por cidade, começando pelos municípios da Baixada Santista. Acesse o Portal BS9 e confira.


(foto: PMB)

Opinião dos moradores
O Portal BS9 também conversou com alguns moradores a respeito do assunto. Andrea Castro não aprova a administração do prefeito Caio Matheus (PSDB). Ela acha um absurdo o aumento de mais de 30% no valor do IPTU de sua casa, e diz que não há justificativa para este aumento abusivo, pois, segundo ela, ainda vivemos uma pademia e a inflação não chegou a tanto.
 
Ronaldo Dias diz que é impossível transitar de carro nas ruas da cidade, que não tem calçamento, e tem muitos buracos. Aliás, nunca viu tantos como agora. Já fez, inclusive, contato com a prefeitura da cidade e não obteve resposta. "Quando as ruas estão secas, há muita poeira. Quando tem chuva, muita lameira", conta.
 
Já Santos Aguiar conta que qualquer chuva é motivo suficiente para deixar as ruas do Jardim Indaia completamente alagadas. "Resultado do descaso da prefeitura com seus munícipes, lamentável essa falta de respeito", diz.

Com a palavra
Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos de Bertioga informou que está prevista ainda para esta semana a manutenção das vias do Indaiá afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.
 
A Secretaria de Administração e Finanças de Bertioga informa que foi aplicado o reajuste de 10,67% no IPTU, equivalente ao IPCA de novembro de 2020 a outubro de 2021. A pasta acrescenta que é o mesmo índice aplicado no reajuste da Unidade Fiscal do Município.