SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Abertas as inscrições para curso de cuidadores de árvores de Santos

São trinta vagas e as inscrições podem ser realizadas até amanhã

04/06/2022 - sábado às 10h00
O curso pretende incentivar a participação popular tanto no plantio como na manutenção das árvores dos espaços públicos - (foto: Francisco Arrais/PMS)

Quem tem o desejo de cuidar da flora santista já pode se inscrever na 5ª edição do curso gratuito Cuidadores de Árvores e Técnicas de Manejo, que acontece na próxima semana em Santos. A atividade é gratuita e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que tem início neste sábado, dia 4. São trinta vagas e as inscrições podem ser realizadas até o próximo domingo, dia 5.

O curso pretende incentivar a participação popular tanto no plantio como na manutenção das árvores dos espaços públicos, além de fazer com que os cuidadores se tornem auxiliares na fiscalização arbórea. O responsável pelas aulas, que tratarão sobre técnicas de manejo arbóreo e legislação, é o engenheiro agrônomo João Cirilo, coordenador de Controle Ambiental da Prefeitura.

As aulas teóricas acontecem na próxima segunda-feira, dia 6, às 9h, no auditório do Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), e na quinta-feira, dia 9, às 14h30, no Orquidário Municipal (Praça Washington s/nº, José Menino). Na sexta, dia 10, a aprendizagem é prática no Orquidário. O horário será combinado na aula anterior.

Para poder atuar como cuidador, o voluntário deve ter mais de 18 anos e comprovar, no dia do curso, residência em Santos. As inscrições podem ser feitas clicando neste link. Concluída a formação, o participante receberá o certificado e a credencial por meio do e-mail informado no ato da inscrição. A credencial é válida por dois anos, renovável por mais dois. 

O curso é organizado pela Seção de Programas Ambientais (Seproam) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Atualmente, apenas o Poder Público pode fazer plantios e podas em áreas públicas. Infratores estão sujeitos a multas. Estima-se que a Cidade possua cerca de 35 mil árvores nos espaços públicos.