FAZ BEM PARA A SAÚDE

No Dia Mundial da Bicicleta, conheça os benefícios de pedalar diariamente

Educador físico mostra o bem que a atividade faz para a saúde

03/06/2022 - sexta às 09h30
Pedalar de 20 a 30 minutos por dia é o ideal para quem vai iniciar o exercício - (foto: Freepik)

Além de contribuir com a mobilidade urbana sustentável, pedalar é uma atividade com vários pontos positivos: simples, acessível, sustentável e limpa, ela contribui para a economia, o corpo humano, a mente e a mobilidade urbana.

Por isso, para incentivar o uso desse meio de transporte, a Organização das Nações Unidas (ONU) - apoiada por 193 países - estipulou em 2018 que o dia 3 de junho é o Dia Mundial da Bicicleta.

"Andar de bicicleta é ideal para quem deseja colocar o corpo em movimento e aproveitar os benefícios que ela oferece para a saúde. Entre eles, estão: melhores noites de sono, bem-estar físico e mental, fortalecimento muscular e maior sensação de felicidade", afirma o educador físico Gabriel Gomes Fernandes.

O profissional explica que pedalar de 20 a 30 minutos por dia - tempo considerado ideal para os iniciantes - aumenta a produção de dopamina e serotonina, substâncias do nosso corpo que são responsáveis pela sensação de felicidade.

"Pedalar contribui também para aumento do fôlego e da capacidade pulmonar, emagrecimento e metabolismo, controle da diabetes e hipertensão, prevenção de doenças cardíacas e articulares, além de fortalecer a imunidade", aponta Gabriel.

E diante de tudo isso, o dia de hoje pode ser uma boa desculpa para pegar uma bicicleta, pedalar por alguns minutos e tornar a ação uma prática diária.