SAÚDE NAS ARTICULAÇÕES

Cuidados com o joelho: saiba quais são os problemas e como tratar

Ortopedista explica sintomas e como prevenir tais problemas

02/06/2022 - quinta às 17h15
Dor no joelho é um dos principais problemas nas articulações que levam as pessoas a buscarem médicos e tratamentos - Foto: divulgação

Dor no joelho é um dos principais problemas nas articulações que levam as pessoas a buscarem médicos e tratamentos. Pode ser manifestada de diversas formas, seja como um incômodo, "estalos" e afins.

Os principais motivos podem ser sobrecarga, inflamação e lesões articulares. Além de ser bem comum que estas causas venham combinadas.

O ortopedista especialista em joelho Ricardo Calmont diz que os principais problemas no joelho são: Entorse, problema que pode causar lesões em ligamentos, tendões, meniscos; Contusão, que causa lesões nas partes moles citadas anteriormente + fratura ou luxação e Artrose, onde há a possibilidade de causar desgaste da articulação, principalmente em idosos.

Ricardo relata que o quadro de dor aguda ou crônica, bloqueio articular, estalidos, diminuição do grau de força e falseio são sintomas clínicos que podem indicar problemas no joelho.

Além de sintomas clínicos, coisas que fazemos em nossa rotina -as vezes de maneira errada ou sobrecarregada- também podem ser prejudiciais, pois existem pessoas que trabalham em serviços pesados, que usam bastante as partes musculoesqueléticas da coluna, quadril, joelho etc, e acaba detonando além do normal a articulação femuro-tibial/patelo-femural, segundo o ortopedista.

"Atividade física rotineira, alimentação saudável e sempre procurar um especialista são formas de prevenção indicadas" argumenta Ricardo.

Ele explica que o tratamento depende de cada caso específico, mas existe o tratamento conservador em que é recomendado medicamentos,  terapias, fortalecimento muscular, e o tratamento cirúrgico que cada caso tem sua indicação.

"Não existe idade mais afetada por estes problemas. É importante sempre procurar um profissional especialista em caso de dor ou algum incomodo articular".