APREENSÃO EM ELDORADO

PM Ambiental apreende arma de fogo, munições e animais caçados em Parque Estadual

Ao acusado foi lavrado um auto de infração ambiental no valor se R$ 4 mil

02/06/2022 - quinta às 12h30
Foto: divulgação/PM Ambiental

As equipes de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira realizavam patrulhamento pelo Bairro Jacupema, em Eldorado, onde avistaram um homem que se aproximava de uma casa e ao perceber a presença da equipe, empreendeu fuga em meio à mata, sendo de imediato realizada incursões com intuito de localizá-lo, contudo sem êxito.

Depois foi efetuada a espera do retorno do indivíduo em ponto estratégico, sendo que depois de aproximadamente quatro horas o homem retornou da mata e assim foi abordado e identificado. Ao ser indagado quanto ao motivo que levou a empreender fuga, este informou que estava com uma armadilha específica para captura de animal silvestre (tatu), não sendo localizado com ele animal silvestre capturado no ato da fiscalização.

O infrator foi indagado ainda, se era proprietário da área, informou que apenas utilizou-a para a tentativa de caça, que o local pertence há um amigo que não estava presente no local, entretanto utilizava o local para guardar itens de caça.

Ao acusado foi lavrado um auto de infração ambiental no valor se R$ 4 mil, por infringir "in tese", o disposto no Artigo 69 da Resolução SIMA 005/21. O infrator apresentou os seguintes objetos às equipes: uma espingarda de dois canos em pronto emprego, calibre 32, marca Rossi, sem numeração aparente; revólver Smith & Wesson; arma artesanal tipo canhãozinho; cartucho íntegro calibre 32; três cartuchos deflagrados calibre 32; quatro cartuchos recarregados calibre 32; duas munições deflagradas calibre 32; três munições intactas calibre 32; duas armadilhas tipo jiqui; quatro cabeças de quati (Nasua) congeladas; e 1.440 kg de partes de quati defumado; 

Diante do acima exposto, o infrator ambiental e os objetos encontrados foram encaminhados ao Distrito Policial, onde a autoridade de polícia judiciária elaborou o BO PC e Auto de Exibição e Apreensão, o individuo permaneceu a disposição da justiça.