BUSCANDO O EQUILÍBRIO

Saiba a quantidade de horas que o cachorro deve dormir para ter uma vida saudável

Excesso ou perda de sono pode ser sinal de alguma doença

29/05/2022 - domingo às 11h30
Tutor deve sempre observar se há mudança de comportamento no cachorro - (foto: Freepik)

Assim como para os seres humanos, o sono é algo imprescindível para os cachorros. Eles necessitam de algumas horas mínimas de descanso e antes de tirar qualquer opinião sobre o assunto, é necessário saber se o pet está dormindo as horas adequadas para sua saúde. Afinal, fatores como raça, tamanho, personalidade, idade, condição física e até o ambiente em que o animal vive podem influenciar.

"O sono é tão essencial na vida do animal que a falta ou excesso dele pode indicar algumas possíveis doenças, patologias graves ou a necessidade de mais atenção por parte do tutor. Quando o animal está feliz e saudável, a tendência é dormir tranquilo a quantidade de horas de que precisa sem problema algum".

Dependendo da raça,  um filhote pode dormir muito, entre 16 e 20 horas por dia.Mas conforme o tempo passa e o cão cresce, ele sente mais desgastes físicos e mentais e automaticamente precisa de mais descanso, dormindo mais horas ao dia.

A veterinária explica que no caso de cachorros adultos saudáveis que se alimentam e costumam se exercitar, eles precisam dormir entre 15 e 16 horas por dia. “Normalmente acabam descansando cerca de 10 horas durante à noite e o restante ao longo do dia, em pequenos cochilos”.

E ao contrário do que muitos pensam,  ngela afirma que dormir pouco ou menos do que precisa pode indicar algum distúrbio ou incômodo por parte do cachorro, que pode estar em um estado de estresse, ansiedade ou hiperatividade. “Fazer massagens ou levar o cão para passear pode aliviar esses problemas”, orienta.

Mas, no caso contrário, quando o cãozinho está dormindo em excesso, pode sinalizar depressão, aborrecimento, febre ou doenças como a cinomose  ou parvovirose. “Nestes casos é indicado levar o pet ao veterinário para que o profissional faça um diagnóstico correto sobre o excesso de sono”.

Por fim,  ngela deixa mais uma dica. “O tutor deve observar se há mudança de comportamento no cachorro. Se de um dia para outro ele deixou de ser dorminhoco e passou a ser agitado, ou o inverso, é  bom prestar atenção para ver se o novo hábito continua e levá-lo ao profissional de confiança”.