Afinal, o limão ajuda ou não a diminuir a gordura da carne vermelha?
Nutricionista explica o que acontece quando preparamos o alimento utilizando a fruta
04/05/2022 - quarta às 11h15Ao mesmo tempo que a carne vermelha é uma ótima fonte de proteína, ela é bastante gordurosa e se consumida em excesso pode gerar doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer. Por isso há quem diga que temperar a carne vermelha com limão ajuda a reduzir o teor de gordura tornando essa iguaria mais saborosa e saudável.
"Na verdade isso é um mito. Temperar a carne vermelha com limão não vai ajudar a diminuir a gordura. O limão na verdade tem uma acidez que vai ajudar na desnaturação das proteínas, ajudando a melhorar, por exemplo, o processo de digestão", explica a nutricionista Flávia Pestana Costa, que atua em Cubatão.
Na verdade o limão, quando usado no tempero, até ajuda a amaciar a carne. Mas se deixá-la marinar por muito tempo, pode ficar dura, já que a acidez faz a carne perder água e desidratar. Por isso o ideal é temperar a carne com sal, pimenta-do-reino, alecrim, tomilho e sálvia ou até vinho tinto seco.
"Mas para aquelas pessoas que geralmente sentem um pouquinho mais de dificuldade e se sentem pesadas quando comem carne vermelha, é uma ótima pedida colocar o limão para ajudar a diminuir essa desnaturação das proteínas e deixar ela um pouco mais macia beneficiando também o processo digestivo".
A única maneira de tentar reduzir a gordura da carne vermelha é optar por cortes mais magros como patinho, maminha, lagarto, filé mignon, coxão duro e coxão mole. Outra dica é evitar usar óleos e outras gorduras para preparar a carne e escolher panelas antiaderentes ou o forno nas preparações.