Saiba quando a queda de cílios deve virar preocupação
Dermatologista dá dicas de prevenção e manutenção dos fios
03/05/2022 - terça às 11h00Os cílios protegem os olhos de detritos que podem obstruir a visão ou causar infecção ou lesão. Eles crescem, caem e nas pessoas saudáveis se substituem em um ciclo natural a cada 3 a 5 meses. Mas quando a pessoa começa a apresentar falhas que não renovam os fios perdidos, deve começar a se preocupar.
"Devemos ficar atentos, por incrível que pareça, pois podemos detectar várias doenças por meio da queda de cílios, como hanseníase, lúpus, sífilis, desnutrição, alopecias, blefarites (inflamação local), alergias, traumatismo por colocação de cílios postiços entre outras causas que devem ser analisadas por um profissional, explica a dermatologista Maria Cristina Domingues Fernandes.
Há ainda causas menos comuns que podem influenciar na queda, como doenças inflamatórias, estresse crônico, alterações hormonais, e até medicamentos que podem ter esse efeito colateral. A doutora explica que, a partir do diagnóstico da doença, há um tratamento específico para que os fios possam se recuperar.
Além de fazer uma avaliação anual com um médico especialista para garantir a saúde dos olhos de maneira geral, para manter os cílios saudáveis é importante lavar o rosto e as pálpebras diariamente com água e sabão neutro e manter uma dieta saudável com proteínas, frutas, vegetais ricos em ferro que ajudam na saúde e manutenção de fios longos e cheios.
"Devemos também evitar coçar os olhos, higienizar as mãos para limpeza dos olhos e colocação de lentes de contato. Assim evitamos a contaminação por bactérias e fungos. Mas quando aparecerem caspinhas, irritações, vermelhidão ou ardor, é indicado procurar ajuda médica o mais rápido possível. Fiquem atentos".