DICAS DE DECORAÇÃO

Veja plantas fáceis de cuidar e belas para o ambiente externo

São ótimas decorações para a casa e podem até mesmo ajudar com hidratação de cabelos

01/05/2022 - domingo às 16h00
Bambus possuem uma beleza robusta e podem medir até quatro metros de altura - Foto: reprodução

Plantas são umas das principais opções em decoração de casas, quintais, jardins entre outros lugares. São formidáveis, levam benefícios ao ambiente em que são cultivadas e até mesmo em questões medicinais. 

Entretanto, algumas espécies são um desafio para quem é leigo quando o assunto é: cuidar. Muitas vezes por viajar muito ou simplesmente esquecer do compromisso de regar e realizar manutenções, as pessoas possuem um certo receio em ter plantas.

Com isso, o Portal BS9, que já deu dicas de plantas para dentro de casa, hoje recomenda para ambientes externos espécies fáceis de cuidar e que sobrevivem com poucos cuidados e até mesmo a falta de água.

1- Hibisco

Uma das plantas mais fáceis de cuidar e ainda possui flores coloridas e encantadoras. É resistente à falta de água, então não se preocupe se esquecer de regá-la, pois sobrevive com chuvas e no tempo que regar. 

Não há exigências ao tipo de solo, pode ser cultivada no sol ou meia-sombra. Se estiver plantada em vasos, é necessário retirar os galhos secos, mas em jardim não precisa de poda.

2- Clorofito

Planta de fácil e prático cultivo, podendo estar sob meia-sombra ou sol. Não exige manutenção regulada e pode ficar um tempo sem água.

3- Palmeira-ráfia

Muito usada em jardins, varandas e áreas de lazer, é uma planta que pode ser cultivada em sol, meia-sombra, sombra ou luz difusa (sob vidro, ambiente interno). 

Precisa ser regada, mas não com frequência, então é necessário borrifar água nas folhas uma vez por semana e regá-la por, pelo menos, uma vez a cada 15 dias.

4- Singônio

Com folhagem flexível à iluminação, ela suporta tanto o sol quanto a sombra. Pode ser plantada em vasos, canteiros ou ser uma trepadeira. 

Por seu rápido crescimento, é necessário podá-la regularmente. 

5- Agave

Muito usada em jardins, mas pode ficar em vasos. Pode ficar em meia-sombra, mas o aconselhável é ser cultivada em sol pleno. É resistente à falta de água, mas precisa ser regada regularmente e sem exageros.


 
6- Pleomele

Se você viaja bastante, possui casa de veraneio ou não lembra muito de cuidar, esta planta é especialmente para você. 

Recomendada para ser cuidada em ambientes iluminados, em sol pleno ou meia-sombra. 

7- Bambus

Possuem uma beleza robusta e podem medir até quatro metros de altura. Existem diversas espécies de bambu que podem ser cultivadas em locais diferentes, sendo em vasos ou canteiros.

8- Moreia

Cai bem em pequenos jardins e espaços, como varandas e corredores, e é resistente para ambientes externos. Suas flores são encantadoras e aparecem muitas vezes durante o ano. 

Apesar de se dar melhor em climas moderados, ela também se adapta ao frio e calor. Além disso, sobrevive ao sol, meia-sombra e chuva.

9- Babosa

Uma planta que além de boa decoração ainda é um benefício aos cabelos. Seu gel é muito utilizado para a hidratação das madeixas. É só abrir sua folha e retirar o gel que fica dentro.

Esta espécie é cultivada em qualquer tipo de solo, mas prefere os terrenos leves e arenosos, como jardins. 

Ela não exige uma manutenção regulada e também não é necessário regá-la sempre.