ARQUITETURA E URBANISMO

Marca registrada de Santos, predinhos têm charme e história retratados em livro gratuito

99 Predinhos de Santos é fruto de um projeto que teve início nas redes sociais com o objetivo de valorizar e documentar essas edificações

23/04/2022 - sábado às 19h15
Construído em 1954, o Edifício Marília, no bairro Aparecida, é um dos predinhos retratados no livro - Foto: Rafael D'Andrea/Refúgios Urbanos

A quantidade de enormes edifícios "brotando" do chão de Santos é cada vez maior. Apesar disso, uma marca registrada da cidade ainda ganha a adesão de muitos moradores, os chamados predinhos. A história e o charme dessas edificações de até quatro andares, vistas do canal 1 ao 7, chamaram a atenção do grupo imobiliário Refúgios Urbanos, que lançou o livro 99 Predinhos de Santos (veja mais abaixo como adquiri-lo).

A publicação nasceu de uma conta no Instagram, de mesmo nome (@predinhos_de_santos), conforme explica Mariana Valente, consultora imobiliária da Refúgios Urbanos na Baixada Santista. "É um projeto que trouxemos para Santos inspirado no 99 Predinhos de São Paulo, da minha amiga Isabela Herbetta". Uma rápida curiosidade: Isabela foi atriz mirim do programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, e se tornou uma corretora de imóveis especializada em prédios antigos.

Segundo Mariana, o projeto dos predinhos tem tudo a ver com Santos. "Em São Paulo a gente encontra um ou outro em alguns lugares específicos. Aqui em Santos a história já muda. É uma uma cidade muito verticalizada, mas de gabarito baixo. Ainda tem muitos predinhos de dois, três no máximo quatro andares".

Além de mostrar a beleza dos predinhos, o livro tem o objetivo de documentá-los. E a decisão de publicá-lo foi tomada justamente depois de um deles ter sofrido profundas alterações. "Postamos a foto do prédio no Instagram e, cerca de dois meses depois, uma amiga me mandou uma foto dele descaracterizado. No dia seguinte, falamos: 'a gente tem que documentar tudo isso como um acervo histórico da cidade'".

A consultora conta que foi difícil selecionar "só" 99 entre tantos predinhos espalhados pela Zona Leste de Santos. "Então, separamos por bairros. Pegamos Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, Pompeia e Marapé". Os mais antigos são de 1945 e o mais novo de 1990. De acordo com ela, já tem material de sobra para mais um volume do livro.

Para Marina Valente, a verticalização de cidades como Santos é um caminho sem volta. Mesmo assim, ela ainda vê os predinhos como uma boa alternativa. "Ele não tampa o sol do vizinho do lado, não bloqueia a ventilação de ninguém. É esteticamente agradável. Você tem uma cidade onde se consegue enxergar o horizonte e não uma cidade completamente tampada por arranha-céus".

Lei de Uso e Ocupação do Solo
Os predinhos voltaram a ficar em evidência em Santos devido à recente proposta de alteração na Lei de Uso e Ocupação do Solo da cidade, que desobriga novos empreendimentos de oferecer uma vaga de estacionamento para cada apartamento. O objetivo principal da Prefeitura é incentivar a população a usar mais o transporte coletivo. O texto ainda passará por audiências públicas e votação na Câmara de Vereadores.

Na opinião da consultora, isso pode pesar a favor das construções mais antigas. "Se você deixar de ter as opções de vaga também nos prédios maiores, muito provavelmente a decisão pelos predinhos vai ficar mais fácil. Porque, querendo ou não, são imóveis com mais personalidade, com os quartos, salas e cozinhas mais amplos. São mais bem iluminados, mais bem ventilados, o pé direito geralmente é maior".

De graça
Idealizado pela Refúgios Urbanos, o livro 99 Predinhos de Santos tem edição e projeto gráfico de Bruno Figueirôa, fotografias de Rafael D'Andrea e patrocínio do restaurante Revo Manufactory. Foi lançado no último dia 15 e é distribuído de forma gratuita. Quem não conseguiu a versão física pode baixá-lo em formato PDF clicando aqui.