OUSADIA

Carro incendiado em avenida do Saboó era parte de plano para resgatar membro do PCC; veja o vídeo

Ideia era bloquear a passagem de um camburão que levava o gerente do tráfico no Morro São Bento

11/04/2022 - segunda às 18h20
Os criminosos colocaram o Renault Sandero atravessado no meio da via e atearam fogo nele - Reprodução

O carro incendiado na Avenida Martins Fontes, no Saboó, em Santos, na tarde de domingo, dia 10, foi parte de uma ação para resgatar o gerente do tráfico em um dos morros da cidade. O suspeito envolvido no crime sofreu queimaduras de terceiro grau e está internado na Santa Casa. Guilherme Silva Ramos, de 23 anos, confessou sua participação aos policiais militares que o prenderam.

De acordo com informações divulgadas pelo portal de notícias Santaportal, o plano era bloquear a via com o carro em chamas e impedir a passagem de uma viatura da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Dentro dela estava Marcelo Zacarias dos Santos Júnior, o Da Nike, membro da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) que gerencia o tráfico no Morro São Bento.

Ele e outros detentos de unidades prisionais de São Vicente e Praia Grande foram levados para uma audiência de custódia no Fórum de Santos. Guilherme e um dos comparsas, identificado apenas como Charrete, ficaram incumbidos de colocar o veículo, um Renault Sandero ano 2012 com emplacamento de Guarujá, atravessado na Avenida Martins Fontes, sentido Centro-Zona Noroeste, e atear fogo.

Duas viaturas da Polícia Militar que seguiam no sentido contrário parou para ver a ocorrência. Assim que os policiais desceram do carro, foram recebidos a tiros por bandidos que estavam na encosta do Morro da Penha. Segundo Guilherme, um dos atiradores era conhecido pelo apelido Caixa. Os agentes buscaram abrigo e solicitaram apoio. Equipes do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) chegaram ao local e passaram a fazer uma varredura pelo morro. Guilherme foi encontrado escondido em uma casa.

O plano
Segundo nota do Baep, o suspeito capturado disse aos policiais que foi chamado por um amigo para participar do resgate de um preso e sua missão seria atear fogo em um carro para bloquear a via. Outros três indivíduos armados com fuzil ficariam a cargo de resgatar Da Nike.

Guilherme Silva Ramos foi autuado em flagrante por associação criminosa, tentativa de homicídio, fuga de pessoa presa e dano com emprego de substância inflamável. Com queimaduras de terceiro grau, ele está internado sob escolta policial e será levado à cadeia quando tiver alta. 

Apesar do bloqueio parcial da Avenida Martins Fontes com o carro incendiado, o camburão da SAP seguiu seu caminho. Uma outra viatura da PM que o escoltava também foi em frente sem problemas.

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária de Santos. A Polícia segue à procura de Charrete, Caixa e outros suspeitos de participar da tentativa de emboscada.

Veja o vídeo: