SAÚDE

Praia Grande recebe ambulância para o transporte de pacientes do SUS

Veículo é indicado para remoções eletivas a acompanhamento em saúde em outras cidades

27/06/2026 - sábado às 10h00
Foto: Rodrigo Herrero

Praia Grande recebeu do Ministério da Saúde uma ambulância para o  transporte de pacientes que necessitam de tratamento fora do  domicílio. A iniciativa faz parte do Programa Agora Tem Especialistas  – Caminhos da Saúde e visa ampliar o acesso e dar mais conforto à  população que necessita de consultas, exames, tratamentos e cirurgias  em serviços de saúde em outras cidades. O veículo foi entregue na  tarde de quarta-feira (24), durante visita do ministro da Saúde,  Alexandre Padilha, à Baixada Santista.



A ambulância recebida é indicada para o transporte individualizado de  pacientes com restrição de mobilidade, estáveis e sem risco de morte.  Seu uso deverá ser destinado para remoções eletivas, como  transferências entre unidades de saúde, altas hospitalares ou a  realização de consultas e exames médicos, garantindo o acesso aos  serviços de média e alta complexidade.



Segundo a secretária-adjunta da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de  Praia Grande, Lucia Helena Alcântara, a entrega dessa ambulância faz  parte de um pleito do Município, que está sempre buscando aderir aos  programas do Governo Federal com o objetivo de qualificar o  atendimento e modernizar a frota de saúde e o transporte de pacientes.  “A entrega deste veículo do Programa Agora Tem Especialistas, pelo  Ministério da Saúde, representa um avanço fundamental para garantir  acesso dos pacientes a tratamentos especializados fora do município  com segurança e conforto”.



Além da secretária-adjunta, também estiveram representando Praia  Grande na cerimônia ocorrida em São Vicente a subsecretária de Atenção  Terciária e Vigilância em Saúde, Alessandra “Chocolate” Rodrigues, e o  coordenador de frota do SAMU e UTS, Rodrigo de Oliveira Correia.



Sobre o programa – O Caminhos da Saúde é uma iniciativa do Programa  Agora Tem Especialistas na área de transporte sanitário eletivo no  Sistema Único de Saúde (SUS). Destinado a estados, Distrito Federal e  municípios, tem o objetivo de garantir que pacientes consigam chegar  aos serviços especializados de que necessitam, sem custos, com  segurança, e com acessibilidade.



O objetivo é reduzir barreiras de acesso, ampliar a realização de  consultas, exames e tratamentos especializados e fortalecer a  regionalização da assistência. Além dos veículos, há ampliação nos  recursos de custeio repassados pelo Ministério da Saúde para o  transporte de pacientes de hemodiálise e radioterapia.



O Ministério destinou 3,3 mil veículos, entre vans, micro-ônibus e  ambulâncias, para deslocamentos de mais de 50 km até os serviços de  saúde. O investimento na compra dos veículos foi de R$ 1,4 bilhão e é  executado pelo Novo PAC.