Praia Grande recebe ambulância para o transporte de pacientes do SUS
Veículo é indicado para remoções eletivas a acompanhamento em saúde em outras cidades
27/06/2026 - sábado às 10h00Praia Grande recebeu do Ministério da Saúde uma ambulância para o transporte de pacientes que necessitam de tratamento fora do domicílio. A iniciativa faz parte do Programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde e visa ampliar o acesso e dar mais conforto à população que necessita de consultas, exames, tratamentos e cirurgias em serviços de saúde em outras cidades. O veículo foi entregue na tarde de quarta-feira (24), durante visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à Baixada Santista.
A ambulância recebida é indicada para o transporte individualizado de pacientes com restrição de mobilidade, estáveis e sem risco de morte. Seu uso deverá ser destinado para remoções eletivas, como transferências entre unidades de saúde, altas hospitalares ou a realização de consultas e exames médicos, garantindo o acesso aos serviços de média e alta complexidade.
Segundo a secretária-adjunta da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Lucia Helena Alcântara, a entrega dessa ambulância faz parte de um pleito do Município, que está sempre buscando aderir aos programas do Governo Federal com o objetivo de qualificar o atendimento e modernizar a frota de saúde e o transporte de pacientes. “A entrega deste veículo do Programa Agora Tem Especialistas, pelo Ministério da Saúde, representa um avanço fundamental para garantir acesso dos pacientes a tratamentos especializados fora do município com segurança e conforto”.
Além da secretária-adjunta, também estiveram representando Praia Grande na cerimônia ocorrida em São Vicente a subsecretária de Atenção Terciária e Vigilância em Saúde, Alessandra “Chocolate” Rodrigues, e o coordenador de frota do SAMU e UTS, Rodrigo de Oliveira Correia.
Sobre o programa – O Caminhos da Saúde é uma iniciativa do Programa Agora Tem Especialistas na área de transporte sanitário eletivo no Sistema Único de Saúde (SUS). Destinado a estados, Distrito Federal e municípios, tem o objetivo de garantir que pacientes consigam chegar aos serviços especializados de que necessitam, sem custos, com segurança, e com acessibilidade.
O objetivo é reduzir barreiras de acesso, ampliar a realização de consultas, exames e tratamentos especializados e fortalecer a regionalização da assistência. Além dos veículos, há ampliação nos recursos de custeio repassados pelo Ministério da Saúde para o transporte de pacientes de hemodiálise e radioterapia.
O Ministério destinou 3,3 mil veículos, entre vans, micro-ônibus e ambulâncias, para deslocamentos de mais de 50 km até os serviços de saúde. O investimento na compra dos veículos foi de R$ 1,4 bilhão e é executado pelo Novo PAC.