TURISMO

Mesmo no inverno, São Vicente continua sendo um lugar de cultura, sabores e passeios para aproveitar

Longe de ser apenas um destino de verão, a Primeira Cidade do Brasil oferece experiências diversas na estação mais fria do ano

26/06/2026 - sexta às 16h00

Com a chegada do inverno e os dias de praia se tornando menos frequentes, São Vicente revela uma programação repleta de cultura, história, gastronomia e experiências acolhedoras para quem deseja aproveitar o melhor da Cidade durante a estação mais charmosa do ano.



Uma das opções é passear pelo Centro, na Boulevard Martim Afonso, explorando o maior centro comercial da Baixada Santista, galerias e lojas variadas que fazem parte do cotidiano vicentino. O roteiro pode ser complementado por uma pausa para um café especial ou um doce, combinação perfeita para os dias de temperaturas mais baixas.



Entre os locais mais tradicionais para visitar no inverno está a Casa das Bananadas (Av. Newton Prado, 49 - Morro dos Barbosas), um dos grandes símbolos da gastronomia vicentina. Com décadas de história, o espaço preserva receitas que atravessam gerações e encanta moradores e turistas com suas famosas bananadas artesanais, além de doces, compotas e outras delícias produzidas a partir da fruta que se tornou uma das marcas da região. O aroma acolhedor e o sabor caseiro transformam a visita em uma verdadeira imersão nas tradições e na identidade cultural da Cidade.



Para quem busca unir lazer e conhecimento, São Vicente também oferece o Passeio a Pé com Café, uma experiência que combina turismo, história e cultura em um roteiro guiado pelo Centro Histórico da Primeira Vila do Brasil. Durante o percurso, os participantes visitam importantes patrimônios e pontos turísticos, como praças, monumentos, a Biquinha, a Praia do Gonzaguinha e a Ponte Pênsil. Ao final, o grupo desfruta de um café especial, encerrando a atividade de forma acolhedora. As datas e o cronograma dos passeios são divulgados no Instagram oficial da Prefeitura de São Vicente (@saovicenteoficial).



"O Turismo de São Vicente possui uma diversidade enorme de atrativos que, não necessariamente, dependem do verão para acontecer. Atividades e experiências como o voo livre, a canoagem, as trilhas no Parque Estadual Xixová-Japuí acontecem o ano todo, dando ao visitante um novo olhar sobre a cidade. Nesse friozinho, aproveitar a gastronomia local nos diversos restaurantes que oferecem pratos aconchegantes também é uma vivência que aquece. Ou seja, é um destino turístico excelente para as quatro estações do ano", ressalta a secretária de Turismo, Juliana Santana.



Para mais informações sobre o turismo vicentino, acesse o perfil