POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Tarcísio: antigo funicular é a opção preferencial para trem Santos-São Paulo

Estudo do Governo do Estado aponta que reativação do sistema funicular de Paranapiacaba pode reduzir custos do projeto e encurtar o tempo de viagem entre Baixada Santista e Capital

22/06/2026 - segunda às 03h30

Funicular no radar
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) revelou na última quinta-feira, durante jantar com prefeitos e lideranças políticas da Baixada Santista, no Hotel Parque Balneário, em Santos, que o Estado estuda resgatar o antigo sistema funicular de Paranapiacaba como alternativa para viabilizar o projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, ligação ferroviária voltada ao transporte de passageiros entre a Capital e a Baixada Santista.

Viagem mais rápida
Segundo o chefe do Executivo paulista, diversas soluções técnicas foram avaliadas para superar o desnível de aproximadamente 800 metros entre o Planalto e o Litoral. Para ele, a opção do antigo sistema funicular — tecnologia que utiliza cabos de aço tracionados por motores instalados em casas de máquinas para puxar os trens em trechos de forte inclinação — desponta como a alternativa mais vantajosa sob os aspectos econômicos e operacionais. "Talvez a melhor opção seja resgatar o funicular que nós tínhamos, seja a mais barata e que vai dar o menor tempo de viagem", afirmou. A estimativa é que o percurso entre Santos e São Paulo seja realizado em cerca de uma hora e meia.

Rotas alternativas
O governador explicou que foram analisadas outras possibilidades para a descida da Serra do Mar, como a implantação de trilhos ao longo da faixa de domínio da Rodovia dos Imigrantes e uma ligação ferroviária partindo de Parelheiros, que fica no extremo Sul da Capital, até Itanhaém, aproveitando posteriormente a malha existente entre Santos e Cajati. 

Em estudo
A Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos informou à coluna, na última sexta-feira,  que os estudos ainda estão em andamento, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027. A proposta poderá demandar investimentos entre R$ 9 bilhões e R$ 15 bilhões, além de negociações com concessionárias que operam a infraestrutura ferroviária.

Turismo nos trilhos
Ao mencionar no discurso a antiga e abandonada linha Santos-Cajati, Tarcísio também vislumbrou um novo potencial turístico para a região. O chefe do Executivo paulista defendeu a criação, no futuro, de um trem turístico ligando a Baixada Santista ao Vale do Ribeira, utilizando a estrutura já existente. "Em algum momento a gente vai ter que fazer um trem turístico aqui, né? Ligando a Baixada Santista ao Vale do Ribeira, porque isso aqui vai impulsionar o turismo", projetou. 

Saindo da disputa
Ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) confirmou ontem que desistiu da pré-candidatura ao Governo do Estado e que concorrerá a deputado federal nas eleições deste ano. Atual presidente da legenda em São Paulo, ele justificou que a desistência "não é o fim de um projeto. É a continuidade dele, em outra escala". 

Olhos em Brasília
Em publicação nas redes sociais, o tucano mencionou que o Grande ABC é maior que uma cidade só e que muitos problemas nascem ou se resolvem com decisões tomadas em Brasília. "É preciso levar Santo André e o Grande ABC para dentro do Congresso Nacional com a mesma seriedade, o mesmo compromisso e a mesma vontade de resolver problemas reais, que sempre guiaram meu trabalho", destacou. 

Reconhecimento a ministro santista
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Dias de Moura Ribeiro recebeu a maior honraria do Parlamento paulista, na última quinta-feira: o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. A iniciativa partiu do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), que enalteceu a figura do homenageado, que é santista de nascimento e formado em Direito pela Universidade Católica de Santos (UniSantos).

Pioneiro do País
Segundo o parlamentar, Moura Ribeiro ganhou evidência por ser o primeiro magistrado brasileiro a adotar a tese do capitalismo humanista em seus julgados, corrente que defende que a aplicação da legislação não pode se afastar da dignidade da pessoa humana. "O senhor representa a prova de que é possível unir rigor técnico e humanidade. O povo paulista tem todo o direito de se orgulhar do filho de Santos que chegou a um dos mais altos tribunais do país sem deixar de ser um homem bom", destacou.

Indicação ao Nobel da Paz
O ministro do STJ foi indicado, em 2020, ao Prêmio Nobel da Paz pelo professor Ricardo Sayeg, um dos idealizadores da teoria do capitalismo humanista. Em 2010, Moura Ribeiro atuava como desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo e foi o relator de um processo movido por um banco que pretendia retomar o imóvel de uma família que deixou de pagar as prestações de financiamento do imóvel em razão dos elevados gastos com o tratamento de leucemia do filho de 13 anos, que veio a falecer em decorrência da doença. O magistrado afastou a cobrança de juros e da multa no período da doença. 

Homenagem
A Sala de Exposições da Câmara de Cubatão receberá o nome de Vereador Wilson Pio dos Reis. O projeto de resolução que presta essa singela homenagem ao ex-parlamentar foi aprovado pela Casa de Leis, na última terça-feira. Falecido em abril de 2023, aos 52 anos, Pio teve dois mandatos no Legislativo e se destacou pela sua atuação nas causas de habitação, pessoas com deficiência e mobilidade urbana.