CULTURA

Artista indígena Guaraci Tupi lança álbum autoral em homenagem ao irmão em Peruíbe

Artista da aldeia Tekoá Pakowaty, a mais antiga do Estado de São Paulo, apresenta o trabalho "Awá Dipoká Guerreiro da Lança" nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, às 20h, na Pão de Maçã, no Balneário Stella Maris; a entrada é gratuita

19/02/2026 - quinta às 08h12

O artista indígena Guaraci Tupi, da aldeia Tekoá Pakowaty (Terra Indígena Bananal), a mais antiga do Estado de São Paulo e localizada em Peruíbe, litoral Sul paulista, lança nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, às 20h, o álbum inédito "Awá Dipoká – Guerreiro da Lança". A apresentação acontece na Pão de Maçã, no Balneário Stella Maris, Peruíbe-SP. A entrada é gratuita.

A noite especial representa o marco simbólico de um encontro entre território, comunidade e público. Simultaneamente, o álbum com 12 canções será disponibilizado nas principais plataformas digitais, como Spotify e Deezer. O objetivo é ampliar o alcance da produção indígena e levá-la além dos limites geográficos.

Guaraci Tupi classifica "Awá Dipoká" como um trabalho autoral que une música, memória, espiritualidade e resistência indígena contemporânea. Trata-se de uma homenagem ao irmão Awá Dipoká, já falecido, cuja trajetória inspira força, ancestralidade e luta.

O artista diz que a obra nasce como um canto de memória viva. "É um trabalho que transforma o luto em criação artística e que reafirma a música como instrumento de preservação cultural e afirmação identitária dos povos originários", explica.

Conforme o autor, Awá Dipoká – Guerreiro da Lança" é mais do que um álbum: "é um gesto de resistência, um tributo à ancestralidade e um testemunho da potência criativa indígena no cenário cultural contemporâneo".


PROJETO CONTA COM SEIS APRESENTAÇÕES E ACESSIBILIDADE

O projeto que deu origem ao álbum inédito "Awá Dipoká – Guerreiro da Lança" foi contemplado pelo Edital Fomento CultSP PNAB 24/2024 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo, prevê seis apresentações.

Além de Peruíbe, nesta sexta-feira (20), o artista apresentará seu novo trabalho em Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Itariri e São Paulo. Datas, locais e horários ainda serão definidos. Com a sequência de apresentações, Guaraci Tupi pretende fortalecer o diálogo intercultural e o acesso democrático à arte indígena.

Como parte das ações de difusão, o projeto ainda conta uma live e dois videoclipes, que aprofundam a narrativa estética, musical e simbólica do álbum. Além disso, o trabalho se preocupou com a acessibilidade. Todas as apresentações terão a presença de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para facilitar a participação de pessoas com deficiência auditiva. A live e os videoclipes contarão com legendas e Libras.

Todas as informações e detalhes sobre o lançamento do álbum e o trabalho do artista Guaraci Tupi podem ser acompanhados por meio do Instagram do projeto. Basta acessar o perfil @awadipoka.  

Serviço

Lançamento do "Awá Dipoká – Guerreiro da Lança"
Obra autoral do artista indígena Guaraci Tupi
Local: Padaria artesanal e gastronomia afetiva Pão de Maçã – Nova Peruíbe
Endereço: Avenida Padre Anchieta, 4388, Balneário Stella Maris, Peruíbe-SP
Data: 20 de fevereiro, sexta-feira
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Informações: Instagram @awadipoka (Guaraci Tupi)
*Projeto acessível em Libras