POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Praia Grande age com cautela em denúncia contra vereador Diego Vieira

Presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, Gordinho do Povo (MDB) diz que o Legislativo tomará as medidas cabíveis, caso as acusações contra colega sejam confirmadas

19/02/2026 - quinta às 03h00

Aguardando provocação
Presidente da Comissão de Ética da Câmara de Praia Grande, o vereador Gordinho do Povo (MDB) afirmou à coluna que ainda não há queixa formal ou pedido de afastamento contra o colega Diego Vieira (PRD), denunciado à Polícia Civil sob acusação de ter oferecido dinheiro e presentes a um adolescente de 16 anos em troca de favores sexuais. O parlamentar disse que, até o momento, o Legislativo recebeu apenas relatos e a confirmação de um boletim de ocorrência, conforme noticiado pela imprensa.  

Providências, se confirmadas
Gordinho do Povo explicou que o tema já foi tratado informalmente entre os parlamentares e que, caso os fatos sejam comprovados, “todas as providências cabíveis” serão adotadas. “É inadmissível, se for verídica a informação”, admitiu. Ele ressaltou que ainda não foram apresentadas representações formais ao Legislativo em relação a Vieira. Nos últimos dias, não houve expediente na Câmara em razão do recesso de Carnaval.

Possível reunião
O presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Praia Grande não descartou a convocação de uma reunião entre os vereadores para tratar do assunto, especialmente se for protocolada alguma denúncia no Legislativo contra Vieira. A próxima sessão está prevista para terça-feira da semana que vem. Até lá, a expectativa é de que o caso avance nas esferas policial e política.

Acusações improcedentes
No último domingo, Vieira gravou um vídeo afirmando ser inocente e agradeceu as mensagens de apoio e carinho recebidas nas últimas horas. "Estou sendo vítima de uma armação política rasteira. Tentaram tirar o meu mandato recentemente na Justiça Eleitoral e nós vencemos. Agora, querem acabar com a minha imagem e com a minha honra", desabafou. 

De Bertioga para o Palácio dos Bandeirantes
Candidato a prefeito de Bertioga nas eleições de 2012, 2016 e 2020 pelo DC, o servidor municipal Kaled Ali El Malat é uma das figuras políticas da Baixada Santista que atualmente dá expediente no Palácio dos Bandeirantes. Ele é um dos assessores especiais do secretário-chefe de Estado da Casa Civil, Roberto Carneiro (Republicanos).

Compromisso assumido
Ontem, Malat foi o responsável por receber o presidente da Câmara de Cubatão, Alexandre Topete (PSD), e os vereadores Alessandro Oliveira (Republicanos) e Jair do Bar (PSDB). Durante a audiência, o representante da gestão paulista confirmou que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) será entregue nas próximas semanas. 

Reforço para a saúde
Os parlamentares também mencionaram o andamento dos trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura os danos causados a Cubatão pela Ecovias, a concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), e solicitaram apoio ao Governo do Estado. Uma das propostas do Legislativo é que a empresa ofereça contrapartidas ao Município, como investir na ampliação e repassar recursos para o custeio para o Hospital Municipal. Segundo dados levantados pela CEI, nos últimos dois anos, a rede de saúde da Cidade atendeu 180 ocorrências e mais de 400 vítimas de acidentes no SAI. 

Na mira da Polícia Federal
A agente administrativa Ruth Machado dos Santos, lotada na unidade da Receita Federal em Guarujá, foi um dos alvos da operação deflagrada, na última terça-feira, pela Polícia Federal para apurar supostos vazamentos de dados envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus familiares. A investigação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo STF.

Acesso indevido
Segundo informações apuradas pelos jornalistas Felipe de Paula, Aguirre de Paula e Fausto Macedo, do jornal Estado de S. Paulo, os dados fiscais da advogada Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do STF, foram acessados em 21 de agosto do ano passado a partir da unidades da Receita Federal instalada na Pérola do Atlântico. 

Acusações infundadas
O advogado de Ruth, Diego Scarpa, nega as acusações de acesso indevido e de ter vazado as informações da jurista. Em depoimento à Polícia Federal, a servidora afirmou que nunca dividiu senhas ou tokens institucionais com terceiros. Além disso, ela garantiu que não estava na Receita Federal no momento do acesso. 

Inovação na gestão pública
A Câmara de Santos analisará na sessão de hoje o Projeto de Lei 335/2025, que autoriza o pagamento de débitos tributários e multas municipais por meio do uso de criptomoedas ou outros ativos virtuais de prestadoras de serviços credenciadas pela Prefeitura e devidamente autorizadas pelos órgãos federais competentes. Curitiba (PR) já adota esse sistema. 

Garantias de recebimento
De autoria do vereador Adriano Catapreta (PSD), a proposta prevê que a empresa credenciada deverá, de forma imediata após o recebimento dos ativos virtuais, converter o valor recebido em moeda corrente nacional, transferir o montante para a conta do Município e emitir comprovante tanto ao contribuinte quanto à Prefeitura.