SAÚDE

Vila Sônia, em Praia Grande, ganhará nova Unidade de Saúde da Família

Bairro receberá um prédio renovado e moderno, com capacidade ampliada  de equipes

13/02/2026 - sexta às 10h01

O Bairro Vila Sônia vai ganhar uma nova Unidade de Saúde da Família  (Usafa). O equipamento ampliará a capacidade de atendimento,  proporcionando maior conforto e comodidade para a população e também  para os profissionais. A atual unidade possui atualmente três equipes  de saúde da família e, com o novo prédio, terá potencial para aumentar  para até seis equipes, dobrando a capacidade e garantindo mais  qualidade na saúde praia-grandense.
 

O equipamento renovado e moderno contará com consultórios mais amplos,  proporcionando maior acolhimento para quem procurar os serviços de  saúde. A recepção será ampliada com um espaço para receber até 100  pessoas, em uma área mais agradável para o paciente que aguarda o  atendimento.
 

Serão mais consultórios médicos, ginecológicos, de enfermagem, bem  como de odontologia, também incrementando a capacidade de oferta desse  serviço essencial no bairro. A nova Usafa Vila Sônia terá ainda  farmácia, sala de vacina, curativos, pesagem, nebulização e muito  mais, tudo feito seguindo as mais avançadas técnicas de arquitetura e  engenharia. O prédio será construído na Rua Olga de Almeida Machado  com a Rua Arnaldo Augusto Baptista.
 

Além do novo equipamento da Usafa Vila Sônia, o bairro ganhará outra  novidade. Ao lado da unidade será construído um Espaço Família, com a  instalação de uma Academia de Saúde, com playground inclusivo, pista  de caminhada e áreas de convivência. Essas melhorias promovem maior  convívio social e também auxiliam na saúde do corpo e da mente, ao  incentivar a prática de exercício físico e demais atividades ao ar  livre.
 

Segundo o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, a nova Usafa na  Vila Sônia representa mais uma etapa do aprimoramento da Saúde do  Município que tem sido desenvolvido nessa gestão, acompanhando o  crescimento da Cidade e seu aumento populacional. “Estamos dando mais  um passo firme no compromisso de cuidar das pessoas e fortalecer a  Atenção Primária no nosso Município. A nova Usafa foi planejada para  oferecer mais conforto, organização e acolhimento para toda a  população do Bairro Vila Sônia. Isso representa investimento na  qualidade de vida, na prevenção e no cuidado da saúde”.
 

Outros projetos – Além da renovada Usafa Vila Sônia, a Prefeitura  possui outros projetos estratégicos voltados a qualificar a Atenção  Primária. É o caso da construção da Usafa Xixová, no Canto do Forte.  Outras novidades estão no novo prédio da Usafa Esmeralda, uma nova  unidade no Real, além das ampliações das unidades Vila Alice e  Solemar, proporcionado aos moradores mais cuidado e agilidade nos  atendimentos. Está prevista ainda a implantação de uma nova unidade de  saúde na Tupi, esta exclusiva para atendimento aos servidores públicos.
 

Algumas unidades de Urgência e Emergência também passarão por  melhorias importantes, como o Pronto-Socorro Central, no Bairro  Guilhermina, que terá a ampliação da sala de espera no térreo e a  reorganização dos fluxos internos, bem como uma reforma geral na  Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude, garantindo mais conforto  para pacientes e profissionais.
 

Inaugurações – Em breve Praia Grande será contemplada com duas  inaugurações na Saúde. Uma delas é o Complexo de Saúde da Aviação, que  contará com a nova Usafa Aviação, a Academia da Saúde Aviação, o CEAS  Mulher (para ampliar a atenção especializada à saúde da mulher), o  CEAS Criança (reforçando o cuidado especializado e contínuo para  crianças que demandam acompanhamento diferenciado, como prematuros,  crianças com baixo peso, doenças raras ou quadros clínicos mais  complexos) e o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).
 

Além disso, Praia Grande ainda ganhará nas próximas semanas a nova  Nefro PG, no Bairro Guilhermina. O equipamento ampliará em até 60% os  serviços prestados aos portadores de doença renal crônica e terapia  renal substitutiva. O equipamento é fundamental na Baixada Santista,  pois atende não apenas munícipes, mas também cidadãos da Região, por  meio de convênio com o Estado.