INVESTIMENTOS PÚBLICOS

VLT, habitação, saúde e infraestrutura: Praia Grande e Estado avançam para a  execução de projetos

Reunião entre prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e governador  de São Paulo, Tarcísio de Freitas, alinhou as próximas etapas de  diversas ações

12/02/2026 - quinta às 09h07

Praia Grande vive uma nova era de transformação com diversos  investimentos e a chegada de megaempreendimentos. E o futuro promete  ser ainda mais promissor com a sinalização positiva do Governo do  Estado de São Paulo para a realização de importantes obras ligadas à  infraestrutura, mobilidade urbana, habitação e saúde. Entre os  projetos, destaque também para a chegada do VLT na Cidade. Todos esses  temas foram debatidos durante reunião entre o prefeito  praia-grandense, Alberto Mourão, e o governador de São Paulo, Tarcísio  de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, capital paulista, na tarde de  terça-feira (10).
 

O encontro do prefeito e governador durou cerca de quatro horas. A  extensa pauta com um total de cerca de 20 temas foi amplamente  estudada pelos dois e os demais presentes. Participaram também da  reunião os secretários praia-grandenses de Governo, Cássio Navarro; de  Saúde Pública, José Isaías; de Obras Públicas, Eloisa Ojea; e o de  Habitação, Fabrício Menezes, além dos secretários estaduais de  Parcerias em Investimentos, Rafael Benini; e de Desenvolvimento Urbano  e Habitação, Marcelo Branco, e ainda técnicos da Artesp e da pasta de  Saúde.
 

Através de dados e informações precisas formatadas pelos técnicos da  Prefeitura, Mourão demonstrou todas as necessidades de Praia Grande  com relação a um pacote de iniciativas relacionadas à infraestrutura e  mobilidade urbana. O chefe do Executivo municipal explicou ainda como  esses projetos beneficiarão diretamente a vida dos moradores do  Município. O governador Tarcísio de Freitas se mostrou amplamente  favorável à realização de todas as ações apresentadas e deliberou com  seus secretários a necessidade de alinhar as medidas necessárias para  tornar realidade os projetos apresentados.
 

“Foi uma reunião amplamente positiva. Uma pauta extensa, mas que foi  debatida com clareza de forma técnica. Agradeço o governador Tarcísio  de Freitas pelo carinho com que recebeu toda a equipe da Prefeitura de  Praia Grande e por ter entendido a importância de cada tema. Ele tem  uma visão estratégica e de mundo diferenciada. Isso faz toda a  diferença. Em breve, teremos ótimas novidades”, destacou Mourão.

 

VLT – Um tema ganhou espaço especial na reunião. A chegada do VLT  (veículo leve sobre trilhos) até Praia Grande. O prefeito  praia-grandense reforçou para o governador a importância de se  acelerar a etapa de formatação do projeto, medida que pode antecipar a  fase de implantação do modal na Cidade.
 

“O governador entendeu nossos argumentos, propostas e determinou que  seja feito o projeto para que nós possamos avançar depois no processo  de contratação. Aproveitei e solicitei também a implantação de uma  terceira faixa de rolagem na Ponte do Mar Pequeno, no período das 6 às  9 horas da manhã, sentido São Paulo, para melhorar o fluxo na saída de  Praia Grande. Também tratei com ele sobre a construção de duas faixas  de rolagem na descida da mesma Ponte para ajustar o fluxo para São  Vicente. Essas são questões que terão impacto positivo para nossa  Cidade e também toda a Região”, disse Mourão.
 

Mais temas – Mas não parou por aí. Entre os outros temas debatidos,  destaque para: obras na área da concessão da CNL, pavimentação da  estrada para o presídio estadual, construção do viaduto na Curva do S  e sua alça de acesso às marginais e aos bairros da região do Trevo,  melhoria do sistema viário sob o viaduto Samambaia, necessidade de  criação de uma faixa exclusiva para motos na Via Expressa Sul; na  Saúde, ampliação de leitos, de consultas de alta complexidade,  cirurgias eletivas, exames de cateterismo e ressonância magnética,  aprimoramento do convênio do Hospital Irmã Dulce; na Habitação,  construção de unidades habitacionais de interesse social para a  retirada de famílias de área invadida.