SEGURANÇA PÚBLICA

Guarujá apresenta queda nos índices de criminalidade no mês de janeiro

Os dados apontam uma redução de 23% na média de ocorrências em comparação ao mesmo período do ano passado; redução chegou a 50% nos homicídios e 27% nos roubos

11/02/2026 - quarta às 18h53

De acordo com registros da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o município de Guarujá apresentou queda nos índices de criminalidade em janeiro deste ano, em relação ao mesmo em 2025, com uma redução de 23% na média de ocorrências.  Entre os dados apontados, houve a diminuição de 27% nos roubos praticados na Cidade e de 50% na taxa de homicídios.

O roubo de veículos também teve uma diminuição de 25%, além do número de furtos, que caiu 5%, e de furtos de veículos, com uma queda de 8%. Os resultados apontam uma temporada mais segura, reflexo de um trabalho iniciado no início de 2025, em especial à implantação da 'Operação Ocupação', no mês de maio.

A iniciativa visa à redução de delitos como roubos, furtos e ação de 'flanelinhas', entre outras infrações, além de reforçar a presença do poder público, ordenar os espaços urbanos, fortalecendo a sensação de segurança entre moradores e turistas, numa atuação conjunta das equipes da Força Tarefa e Romu (Ronda Ostensiva) da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil em locais estratégicos, nos pontos mais sensíveis.

"Os números são muito positivos e demonstram que conseguimos alcançar o objetivo de fazer a temporada mais segura dos últimos anos em Guarujá. Tivemos uma queda nos índices que mais atingem a população, como roubos e furtos", ressaltou o prefeito Farid Madi. "Ainda precisamos melhorar, mas já avançamos muito nesse processo, com a colaboração da Polícia Civil, Polícia Militar, e o brilhante trabalho da nossa GCM", finalizou.