Ministério do Empreendedorismo recebe delegação de Moçambique para intercâmbio de políticas públicas
A visita, realizada no âmbito de agenda organizada em parceria com o Sebrae, teve como objetivo o intercâmbio de experiências sobre políticas públicas, programas e instrumentos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo
10/02/2026 - terça às 09h00O Ministério do Empreendedorismo recebeu, nesta terça-feira (3), uma delegação de Moçambique composta por representantes de diferentes ministérios do governo moçambicano, do Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e de outros órgãos federais. A visita, realizada no âmbito de agenda organizada em parceria com o Sebrae, teve como objetivo o intercâmbio de experiências sobre políticas públicas, programas e instrumentos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo e ao desenvolvimento de pequenos negócios.
Na abertura do encontro, foi realizada uma apresentação institucional do Ministério do Empreendedorismo, destacando sua estrutura, competências e principais frentes de atuação. Foram apresentados programas e políticas públicas brasileiras voltadas à promoção do empreendedorismo, à inclusão socioprodutiva e ao apoio a micro e pequenos empreendedores, com foco na articulação interinstitucional e na coordenação de ações em âmbito nacional. O encontro foi coordenado pela Assessoria Internacional do Ministério do Empreendedorismo, com a participação do Sebrae e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), que acompanharam, a delegação ao longo da agenda no Brasil.
A Secretaria Nacional de Inclusão Socioprodutiva, Artesanato e Microempreendedorismo apresentou iniciativas relacionadas ao microempreendedor individual, ao cooperativismo, à economia criativa, ao artesanato e à educação empreendedora. Entre os temas abordados estiveram a implantação de programas de fomento ao MEI, a ampliação de oportunidades de inclusão produtiva e mecanismos de conexão entre pequenos empreendedores e o mercado.
Já a Secretaria Nacional de Ambiente de Negócios abordou ações voltadas à simplificação da abertura e do licenciamento de empresas, à formalização empresarial e à integração de sistemas por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), incluindo o papel do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI). O encontro reforçou o interesse mútuo na cooperação técnica e no compartilhamento de experiências entre Brasil e Moçambique.