ENSINO

Prefeitura de Praia Grande inaugura nova escola de Educação Infantil  no Bairro Real

EM Profª Maria Célia Hannickel tem capacidade para atender até 1.192 alunos

09/02/2026 - segunda às 13h55

Praia Grande é a Cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista  que apresenta maior crescimento populacional. Todos os anos, o  Município ganha cerca de 7 a 10 mil novos moradores. Essa expansão  populacional gera a necessidade de investimento em mais serviços  públicos. E foi para atender a esta demanda que a Prefeitura de Praia  Grande inaugurou, na última quinta-feira (5), a EM Profª Maria Célia  Hannickel.

A nova unidade de ensino tem a capacidade de atender até 1.192 alunos  em turmas de Creche e Pré-Escola. Para isso, o prédio conta com dois  pavimentos. No térreo, estão localizadas as salas de aula, sala de  informática, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE),  cozinha, refeitório, sanitários feminino e masculino, além da parte  administrativa. No piso superior, ficam as salas de berçários,  sanitários e solário.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e a secretária de  Educação, Patrícia Almeida, estiveram presentes na solenidade de  inauguração da nova unidade. Familiares da homenageada, professora  Mária Célia Hannickel, equipes técnicas da Secretaria de Educação,  assim como vereadores e representantes das demais pastas municipais,  também marcaram presença no evento.

Durante seu discurso, o prefeito de Praia Grande fez questão de  enumerar os investimentos que o Bairro Real e comunidades do entorno  estão para receber. A Administração Municipal projeta a construção de  uma nova Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Real. Além  disso, a Prefeitura prevê a ampliação da Usafa Solemar. O fechamento  das quadras do Conviver Real e Conviver Caiçara também está previsto.

"Hoje entregamos mais um prédio educacional. A educação é de fato uma  porta aberta para o futuro e temos de fazer dela a nossa prioridade  todos os dias. Se quisermos ter uma Cidade ainda melhor, precisamos  investir e preparar os nossos alunos para torná-los cidadãos  capacitados", destacou o prefeito. "Por isso, orgulho-me ao ver que a  mesma infraestrutura desta escola encontramos nas demais 79 unidades  de ensino, o que demonstra de forma prática a preocupação com a  equidade".

Feliz em poder inaugurar a octagésima unidade de ensino de Praia  Grande, a secretária de Educação, Patrícia Almeida, enalteceu a  importância da inauguração da EM Profª. Maria Célia Hannickel. "Nos  meus 32 anos atuando na rede municipal a maior parte deles eu passei  como diretora de creche. Confesso que o coração bate até mais forte,  pois sei quão fundamental é para cada um dos alunos viver essa etapa  na Educação".

Patrona – Nascida em 23 de março de 1950, em Sorocaba, Maria Célia  Hannickel cresceu em uma família vinculada à tradição ferroviária. Aos  dez anos, a família realizou o sonho de migrar para o litoral  paulista, onde se formou no magistério ao estudar no Colégio Martim  Afonso. O prazer pelos estudos levou Maria Célia a buscar novas  formações: História, Estudos Sociais e Pedagogia.

Antes de ocupar cargos administrativos, atuou como professora e,  posteriormente, como dirigente de escola. À frente da antiga EMEIC do  Jardim Guilhermina — atual Escola República de Portugal — liderou um  processo de qualificação administrativa e pedagógica que incluiu  articulação com o cônsul português, resultando na doação de uma  biblioteca e no novo nome da unidade aprovado pela Câmara Municipal.

Assumindo a pasta no final de 1990, no governo Dorivaldo Loria Júnior  (Dozinho), e sucedendo Marcelo Chiarelli, Maria Célia encontrou uma  rede escolar ainda em processo inicial de estruturação. Sua gestão,  realizada até 1992, caracterizou-se por três grandes frentes  transformadoras: regularização administrativa, modernização pedagógica  e profissionalização do magistério.

Em 1991, Maria Célia tomou uma das decisões mais estruturantes da  história da educação de Praia Grande: promover o primeiro concurso  público para docentes municipais. Tal iniciativa contemplou  professores para atuarem nas unidades escolares de pré-escola e de  supletivo, fortalecendo a carreira do magistério. O que trouxe para a  docência, naquele momento, estabilidade, continuidade pedagógica e  consolidação da identidade docente na rede municipal. A ação tornou-se  um marco na institucionalização da Secretaria de Educação.

Seu trabalho, marcado por firmeza, sensibilidade educacional e visão  estratégica, influenciou profundamente a maturação da Secretaria de  Educação de Praia Grande e preparou o terreno para políticas e avanços  que se desenvolveriam ao longo das décadas seguintes. Até hoje, sua  gestão é lembrada como um dos pilares da consolidação administrativa e  pedagógica do sistema educacional municipal.