73 ANOS DE HISTÓRIA

Banda Marcial de Cubatão inicia festividades pelo aniversário da cidade com apresentação Geek

Maestro Alexandre Felipe Gomes garante que polêmica envolvendo o prefeito Ademário não influencia na festividade

04/04/2022 - segunda às 08h07
Apresentação acontece às 10h, na UME João Ramalho do bairro Vila Nova - (foto: divulgação/PMC)

Iniciando as comemorações pelo aniversário de 73 anos de Cubatão, que celebra sua emancipação político-administrativa no próximo sábado, dia 9 de abril, a Banda Marcial da cidade participa da solenidade de abertura das festividades realizando um Concerto Geek.

A apresentação acontece às 10h, em conjunto com um corpo coreográfico, na UME João Ramalho, que fica na Av. 9 de Abril, 4.000, no bairro Vila Nova.

Na verdade a a Associação de Amigos da Banda Marcial de Cubatão ganhou um prêmio do Programa de Ação Cultural (PROAC) do Estado de São Paulo, e o secretário de cultura solicitou se eles teriam alguma apresentação para encaixar nas comemorações da cidade.

"Nesse prêmio nós tínhamos que apresentar um projeto de repertório geek, como temas de animes, filmes, desenhos animados e jogos. Então quando o secretário de cultura nos procurou, nós encaixamos na abertura das comemorações o que já faríamos em alguma outra data. Também estaremos executando o Hino Nacional de Cubatão e depois esse programa voltado para alunos da unidade e também para os pais", explica o Maestro Alexandre Felipe Gomes, da Banda Marcial de Cubatão.

Em relação a polêmica que aconteceu envolvendo o prefeito Ademário Oliveira (PSDB), que na quarta-feira, dia 23 de março, esteve no podcast Cereja do Bolo e falou sobre os grupos artísticos da cidade, Alexandre garante que não mistura os assuntos porque o trabalho da Banda Marcial sempre foi voltado para a população de Cubatão.

"São em oportunidades como essa que nós incentivamos aos jovens o interesse pela arte, pela boa música, falamos um pouco do trabalho que nós fazemos com a banda Marcial Infantil, que dá a oportunidade as crianças e jovens de Cubatão, convidando todos a participarem também. E sempre também a mídia cobre nossos eventos divulgando o que Cubatão tem de melhor".

Ele afirma ainda que aguarda sim que o prefeito abra de novo a conversa sobre o retorno da oficialização dos grupos artísticos da cidade, mas nada mais que isso.

"Eu particularmente sempre respeitei todos os prefeitos da cidade de Cubatão. Todos com quem convivi, como maestro, principalmente, e sempre com esse olhar do meu trabalho voltado pra cidade. Nunca levantei bandeira partidária, nunca tive cargo político e nunca me candidatei a nenhuma função no Legislativo. Então o olhar sempre será para a cidade de Cubatão, para que nós possamos oferecer o que temos de melhor e continuar trabalhando em paz. Apenas isto".

Confira a programação do aniversário de 73 anos da cidade de Cubatão.

Segunda-feira, dia 4 de abril
10h- Solenidade de abertura e Concerto Geek com a Banda Marcial de Cubatão e Corpo Coreográfico
UME João Ramalho - Av. 9 de Abril, 4.000 - Vila Nova

Quinta-feira, dia 7 de abril
19h - Sessão Solene em Comemoração ao 73º Aniversário de Cubatão
Plenário da Câmara Municipal de Cubatão
Praça dos Emancipadores, s/nº - Centro

Sábado, dia 9 de abril
9h - Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade
Paróquio Nossa Senhora da Lapa - Av. 9 de Abril, 1947 - Centro

10h - Grande Festa da Cidadania em comemoração aos 73 anos de Emancipação Político-Administrativa
Esplanada do Paço Municipal - Praça dos Emancipadores, s/nº - Centro

Sexta-feira, dia 15 de abril
19h - 52ª Encenação da Paixão de Cristo
Centro Social Urbano - CSU- Rua Marli Alves Pereira, s/nº - Jardim Anchieta