Santos é a 5ª cidade paulista com maior saldo de empregos formais em 2025
Dados do Novo Caged foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego
30/01/2026 - sexta às 02h00Santos em destaque
Os dados de 2025 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego, colocaram Santos em uma posição de destaque no cenário do emprego formal. O Município fechou o ano passado com saldo positivo de 6.327 vagas com carteira assinada, resultado da diferença entre admissões e demissões ao longo do período.
Top 5 paulista
Com esse desempenho, Santos ficou como a quinta cidade paulista com maior saldo positivo de empregos formais em 2025, ficando atrás apenas de São Paulo (101.818), Osasco (24.916), Guarulhos (12.836) e Barueri (9.087). No ranking nacional, o Município aparece na 27ª colocação.
Motor dos serviços
O resultado positivo santista foi impulsionado, principalmente, pelo setor de serviços, responsável pela abertura de 4.938 novos postos de trabalho, o que reforça a vocação econômica da Cidade e a força desse segmento na geração de empregos.
Peso regional
Santos respondeu por pouco mais da metade do saldo positivo da Baixada Santista, que fechou 2025 com 11.899 contratações a mais do que desligamentos. Assim como em 2024, todas as cidades da região fecharam o ano no azul, confirmando um ciclo regional de recuperação e crescimento do emprego. Bertioga (1.051) ficou na segunda colocação, seguida por São Vicente (1.035), Cubatão (942), Guarujá (647), Mongaguá (607), Itanhaém (565), Peruíbe (450) e Praia Grande (275).
Planejando os próximos passos
O ex-prefeito de Itanhaém e presidente municipal do PL, Marco Aurélio Gomes, reuniu o diretório da legenda para alinhar o cronograma de ações e o projeto político do partido para a Cidade. O grupo também celebrou novas filiações e reforçou a importância de apoiar os deputados que representam a Baixada Santista, devido a importância da liderança deles para assegurar o desenvolvimento local.
Projeto real
“Mais do que falar de política, estamos construindo um projeto real. Quem conhece e ama Itanhaém sabe que ela não pode parar, muito menos retroceder. Com organização e pé no chão, estamos desenhando uma trajetória sólida para os desafios que virão”, destacou ele.
Fora da disputa
Marco Aurélio não concorrerá a cargos públicos nas eleições deste ano, mas trabalhará para apoiar os candidatos do partido na Baixada Santista. Em 2022, ainda filiado ao PSDB, o ex-chefe do Executivo tentou uma vaga na Assembleia Legislativa, mas os 33.142 sufrágios obtidos (sendo 13.274 em Itanhaém) não foram suficientes para elegê-lo.
Visita ao Instituto Telma
Após passar o período de Ano-Novo em Guarujá, a advogada Natália Szermeta Boulos esteve ontem em Santos para participar de uma reunião com representantes do Instituto Telma de Souza. Pré-candidata a deputada federal pelo PSOL, ela conheceu melhor alguns projetos da instituição e os desafios da moradia popular na Baixada Santista.
Fica a dica
Liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e esposa do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, Natália debateu com os representantes do Instituto Telma a possibilidade de o programa federal Minha Casa, Minha Vida contar com uma mobilidade inspirada no projeto Parque Palafitas, de Santos, que busca adequar e construir moradias em áreas de palafitas.
Lançamento
O jornalista Marco Santana lançará neste sábado o livro Só sei que foi assim..., que reúne histórias divertidas e de bastidores curiosos envolvendo figuras da política regional e nacional. O evento ocorrerá das 15h30 às 18 horas, no Café Carioca. Localizado na Praça Mauá, 1, Centro, em Santos, o espaço é um tradicional ponto de encontro de prefeitos, vereadores, deputados, assessores e jornalistas para conversas políticas.