Prefeitura de Mongaguá reativa abrigo emergencial para famílias atingidas pelas chuvas
Atualmente, o Ginásio Arturzão acolhe 17 adultos e 11 crianças. Seis animais de estimação também foram abrigados junto às suas famílias. Para garantir o bem-estar, uma veterinária da Unidade de Vigilância de Zoonoses acompanha a saúde dos bichos e realiza
29/01/2026 - quinta às 09h00Diante do cenário provocado pelas intensas precipitações que atingiram toda a Baixada Santista, a Prefeitura de Mongaguá reativou o abrigo emergencial no Ginásio de Esportes Arturzão para prestar assistência às famílias que precisaram deixar suas casas. A medida busca mitigar os impactos de um problema crônico enfrentado pelos municípios litorâneos: a combinação de altos índices pluviométricos com a influência das marés.
Nas últimas 24 horas, Mongaguá registrou mais de 100 milímetros de chuva, um volume expressivo que, somado à ocorrência de ressacas e marés altas, comprometeu a capacidade de escoamento dos sistemas de drenagem. Esse fenômeno impediu o rápido escoamento das águas, resultando em inundações mesmo após o período de chuva mais intensa.
Atualmente, o Ginásio Arturzão acolhe 17 adultos e 11 crianças. Seis animais de estimação também foram abrigados junto às suas famílias. Para garantir o bem-estar, uma veterinária da Unidade de Vigilância de Zoonoses acompanha a saúde dos bichos e realiza o microchipamento para identificação.
Até o momento, mais de 300 pessoas já receberam atendimento das equipes municipais, incluindo auxílio a pessoas ilhadas, apoio para travessia segura em áreas alagadas e casos de desalojamento.
O Gabinete de Crise intersetorial segue mobilizado. "Estamos com diversas secretarias em campo. O trabalho não ocorre apenas durante a chuva, mas também no pós-evento, que é quando o nível das valas e córregos sobe e afeta as comunidades mais vulneráveis", destaca o gestor da Defesa Civil de Mongaguá, Francisco Henrique.
A população pode contribuir com doações para o atendimento aos acolhidos, com prioridade para toalhas de banho, roupas infantis e produtos de higiene pessoal. Ração para animais de estimação também pode ser doada. As entregas devem ser feitas diretamente no Ginásio de Esportes Arturzão, localizado na Rua Caraguatatuba, nº 487.
A Defesa Civil permanece em estado de alerta e realiza vistorias constantes em áreas de risco. Embora as principais vias da cidade já apresentem normalidade, trechos próximos a córregos ainda exigem atenção redobrada, considerando a possibilidade de novas chuvas nos próximos dias.
A orientação é que os moradores evitem qualquer contato com águas de inundação e não tentem atravessar áreas alagadas. Em situações de risco, como rachaduras em paredes, inclinação de postes ou árvores e movimentação de terra, a população deve deixar o imóvel imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.