Memorial das Conquistas do Santos FC é viagem imperdível pela história do futebol
28/01/2026 - quarta às 15h00Muito famosa pelo seu belo e maior jardim de praia em extensão do mundo, Santos oferece diversas opções de lazer, cultura e contato com a natureza, especialmente durante as férias de verão. Pensando nisso, o Santos Portal preparou uma série especial de matérias com dicas de passeios para todas as idades.
Dando continuidade ao roteiro pela Cidade, o 'tour' de hoje é pelo Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, localizado no Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, um dos museus esportivos mais visitados do Brasil. Todos os dias, o Santos Futebol Clube recebe amantes e admiradores do futebol vindos de diversas partes do mundo, chegando a 60 mil visitantes ao ano.
E é dentro da Vila que vive no coração de fiéis torcedores que troféus, flâmulas, fotos, vídeos e prêmios ajudam a contar a história do clube que revelou alguns dos maiores craques de todos os tempos. Inaugurado em 17 de novembro de 2003, o Memorial das Conquistas está instalado no térreo do estádio e ocupa 380 m², proporcionando uma verdadeira imersão nas glórias do Peixe, reunindo façanhas que transformaram o Santos FC em uma referência mundial dentro e fora dos gramados.
Logo na chegada, os visitantes são recebidos por uma impressionante coleção de troféus e objetos históricos, que percorrem cronologicamente a trajetória do clube, desde as primeiras conquistas até os títulos mais recentes. O acervo celebra ídolos eternos e momentos inesquecíveis, mostrando por que o Santos é reconhecido como a casa do maior atleta de todos os tempos e uma das maiores fábricas de craques do futebol mundial.
ÍDOLOS
Entre os destaques do Memorial estão os espaços exclusivos dedicados a Pelé e Neymar. No ambiente reservado ao Rei do Futebol, painéis e objetos revelam estatísticas impressionantes do eterno camisa 10, além de medalhas, documentos e itens pessoais que ajudam a compreender a dimensão de sua carreira.
Uma das salas mais impactantes do local é a chamada Astro Rei, onde é possível encontrar uma estátua em tamanho real do Pelé, vestida com o manto branco, criada pelo artista Renato Guedes, que também foi o responsável pela produção de três painéis que ilustram a sala.
O visitante também encontra vitrines que homenageiam outros grandes nomes que marcaram época no clube, além de uma extensa coleção de flâmulas, placas e presentes recebidos pelo Santos em excursões por mais de 70 países, mostrando o alcance internacional do time.
Quem aproveitou para fazer vários registros das relíquias foi Thiago Freire, de 44 anos. Apaixonado pelo time desde nascença, o trabalhador portuário não escondeu o vislumbre ao visitar o memorial pela primeira vez. "Acabamos de chegar, mas já fui surpreendido pela quantidade de coisas que tem aqui e consigo me lembrar desde os tempos da infância".
Ao lado dele estava o filho, Rafael Augusto, de 14 anos, que revelou o que mais queria ver durante o passeio. "Sem dúvidas o campo e o vestiário. Meu ídolo é o Gabriel Brasão e, como fã, estou achando o museu bem legal", disse.
DENTRO DE CAMPO
Para quem deseja uma experiência ainda mais completa, o Memorial oferece duas modalidades de visitação. Na visita simples, o público conhece o museu e tem acesso a uma visão panorâmica do gramado por uma porta de vidro.
Já o Tour na Vila, realizado com acompanhamento de um monitor, permite explorar áreas emblemáticas do estádio, como o Centro de Imprensa, vestiários, área de aquecimento, túnel dos jogadores, laterais do campo e banco de reservas - uma oportunidade única de sentir a emoção de pisar nos mesmos espaços que consagraram lendas do futebol.
O tour ocorre de hora em hora, das 10h às 17h, com limite de 60 pessoas por grupo. Em dias de jogos na Vila Belmiro, a visita monitorada não é realizada, e o funcionamento do museu pode sofrer alterações. De vez em quando, ainda é possível encontrar ídolos como Edu, Abel e Manoel Maria, que brilharam ao lado de Pelé nas décadas de 60 e 70.
Segundo o monitor Victor Domingues, as presenças podem ser comuns em dia de jogo ou visitação de suas próprias famílias. "Além do gramado, os visitantes ficam alucinados quando avistam lendas como eles", comentou.
SERVIÇO
O Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube está localizado no Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, com acesso pelo Portão 15. O espaço funciona de segunda a domingo, das 9h às 18h, com bilheteria aberta até as 17h30. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o funcionamento é mantido todos os dias, com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando o memorial permanece fechado.
Os ingressos são vendidos exclusivamente na bilheteria física do museu, e o pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão de débito ou crédito. Para mais informações e confirmação do funcionamento do Tour na Vila, o público pode entrar em contato pelo telefone (13) 3257-4099 ou acompanhar as atualizações pelo Instagram.
Secretaria de Comunicação e Economia Criativa