MEIO AMBIENTE

Em Mongaguá, parceria estabelece ações mensais de mutirão de limpeza das praias

O ponto de encontro será em frente ao quiosque Marokas Praia Bar, localizado na Avenida Governador Mário Covas nº 9137. A atividade é aberta à participação da população, voluntários e visitantes.

27/01/2026 - terça às 13h25

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente firmou parceria com a ONG Formiguinhas da Praia para a realização de mutirões mensais de limpeza das praias. A iniciativa quer fortalecer as ações de preservação ambiental, conscientização ecológica e cuidado permanente com a orla.

O primeiro mutirão será no próximo sábado, dia 31, das 10h às 12h, na Praia de Agenor de Campos. O ponto de encontro será em frente ao quiosque Marokas Praia Bar, localizado na Avenida Governador Mário Covas nº 9137. A atividade é aberta à participação da população, voluntários e visitantes.

A ação dará o pontapé no cronograma anual de mutirões de limpeza, com as próximas atividades previstas para os dias 14 de fevereiro, 29 de março, 26 de abril, 31 de maio, 28 de junho, 26 de julho, 30 de agosto, 20 de setembro, 25 de outubro, 29 de novembro e 20 de dezembro, sempre em diferentes trechos da orla, que serão divulgados previamente.

"Nossa intenção é fomentar a sustentabilidade, a educação ambiental e a conservação dos ecossistemas costeiros, além de contribuir diretamente para a manutenção da balneabilidade e da atratividade turística das praias", ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Barril Dalla Pria.

Surgida em 2022, em Praia Grande, a ONG Formiguinhas da Praia tem vasta atuação voluntária na coleta de resíduos, orientação ambiental e mobilização social, promovendo o engajamento comunitário na proteção do meio ambiente em todo o Litoral Sul Paulista, com a participação maciça e efetiva de crianças de várias idades.

"Fica aqui o nosso convite a quem quiser somar esforços e participar das atividades. Juntos, podemos preservar as praias e construir uma cidade cada vez mais limpa, consciente e sustentável", conclui Dalla Pria.