Ônibus do Programa "SP Por Todas" acolherá mulheres na Praça Andraus, no Bairro Ocian
Ação acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, das 11 às 19h
28/01/2026 - quarta às 09h00A Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo realiza, nos dias 30 e 31 de janeiro, em Praia Grande, uma ação de atendimento às mulheres com o Ônibus SP Por Todas, equipamento itinerante que leva acolhimento, orientação e proteção ao público feminino em locais de grande circulação. A ação é feita em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Diversidade e Inclusão (Sedi), Saúde Pública (Sesap), Assistência Social (Seas), o Grupamento Guardiã Maria da Penha, e também a ONG Defesa e Cidadania da Mulher.
O veículo ficará estacionado na Praça Andraus, onde acontece a feirinha de artesanato do Bairro Ocian e o atendimento será feito das 11h às 19h, na sexta-feira (30) e sábado (31). O atendimento é realizado por equipe especializada, de forma sigilosa e humanizada, garantindo um espaço seguro para orientações sobre direitos, prevenção à violência e encaminhamentos para a rede de proteção, que inclui serviços de saúde, assistência social e segurança pública.
No mesmo local, as mulheres encontrarão serviços de Saúde, Assistência Social e inclusive Segurança. O grupamento Guardiã Maria da Penha também orientará as mulheres sobre as ações que a Guarda Municipal realiza.
“A meta é colocar à disposição das mulheres toda a rede de serviços da Prefeitura voltadas exclusivamente às mulheres, para garantir ampla orientação, suporte adequado e encaminhamento para os serviços públicos”, explicou a secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Benício.
Iniciativa – SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira. Além do Ônibus SP Por Todas, o Estado conta com o Disque 180 e aplicativo SPMulher Segura.
A Prefeitura de Praia Grande disponibiliza atendimento voltado às mulheres vítimas de violência por meio do Aplicativo PG+Segura, da Guarda Civil Municipal, por meio do telefone 153, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), por meio do telefone 3496-5033.