Aniversário de Santos tem gosto amargo para moradores do Macuco
Empresário e dirigente da Associação Comunitária do Macuco (Acom), José Santaella cobra das autoridades diálogo e respeito às famílias afetadas pelo projeto do túnel SantosGuarujá
26/01/2026 - segunda às 03h00Nada a celebrar
Enquanto Santos comemora hoje 480 anos, o clima está longe de ser festivo em ao menos um bairro do Município. Empresário e secretário da Associação Comunitária do Macuco (Acom), José Santaella usou as redes sociais para fazer um desabafo contundente sobre os impactos do projeto do túnel Santos–Guarujá para a comunidade local.
Medo e receio
O dirigente da entidade apontou que o avanço das desapropriações tem gerado medo e ansiedade entre famílias e comerciantes do Macuco, ameaçando histórias de vida construídas ao longo de décadas. "Não estamos falando de imóveis. Estamos falando de famílias, negócios, histórias e laços que estão sendo desfeitos à força", frisou. Santaella reforçou que a comunidade não é contrária à obra do túnel, mas questionou a decisão política de sacrificar um bairro inteiro, alegando que existem alternativas técnicas menos traumáticas.
Respeito à comunidade
Na publicação, Santaella resgatou um vídeo gravado em 6 de setembro do ano passado, logo após o leilão do túnel, realizado na sede da B3, em São Paulo. Na ocasião, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) conversou com alguns integrantes da Acom e se comprometeu a dialogar com os moradores do bairro, mas essa agenda ainda não ocorreu. “O Macuco não pede privilégio, pede respeito”, reiterou o diretor da Acom, que cobra do poder público diálogo efetivo e sensibilidade social.
De volta a Santos
Tarcísio estará de volta a Santos hoje para participar de várias atividades relacionadas ao aniversário da Cidade. Ao meio-dia, ele estará na cerimônia de entrega das obras de revitalização do Mercado Municipal, no bairro Vila Nova. O espaço recebeu investimento de R$ 18,1 milhões dos cofres paulistas.
Novas moradias
Às 13h30, o chefe do Executivo estadual estará com o prefeito Rogério Santos (Republicanos) em visita às obras do Parque Palafitas, o projeto piloto de urbanização do Dique da Vila Gilda. Na sequência, às 14h30, Tarcísio fará a entrega de 574 apartamentos do Conjunto Habitacional Santos AB, no Chico de Paula.
Panfletaço
Integrantes da Frente pela Redução da Jornada de Trabalho e pela Extinção da Escala 6x1 da Baixada Santista aproveitaram a grande concentração de pessoas que foram à Praia do Gonzaga, em Santos, na noite de ontem, para acompanhar o show do cantor Alexandre Pires e fizeram um panfletaço para explicar melhor a importância dessa luta.
Pressão popular
Essa mobilização será repetida hoje, a partir das 18h30, no mesmo local, para conversar com as pessoas que estarão na apresentação do cantor Alceu Valença. O projeto de lei que trata do fim da escala 6x1 ainda tramita no Congresso Nacional e é uma proposta que conta com o apoio do Governo Lula.
Mobilização em São Paulo
Enquanto o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) finalizava ontem a caminhada de seis dias entre Paracatu (MG) e Brasília em defesa da liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma mobilização com o mesmo objetivo foi realizada, na Avenida Paulista, na Capital, na tarde de ontem. O deputado estadual Paulo Mansur (PL) foi uma das lideranças que discursaram do alto do caminhão de som.
Jovem vicentina em destaque
Quem também deixou um recado para os apoiadores de Bolsonaro foi a estudante universitária Aninha Ferreira, de São Vicente, que é pré-candidata a deputada federal. Em 2024, ela, com apenas 19 anos, concorreu a vereadora e foi o 10º nome mais votado para o Parlamento, ao conquistar 3.433 sufrágios. Apesar do resultado expressivo, ficou sem mandato, porque o partido não atingiu o quociente eleitoral.
Confiança na família
Irmão do ex-presidente e ex-vereador de Praia Grande, Renato Bolsonaro também participou do ato em São Paulo e parabenizou a mobilização do povo brasileiro para protestar contra as injustiças praticadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Vamos fazer a maioria no Senado e a maioria na Câmara. Vamos eleger o Flávio Bolsonaro presidente", frisou ele, que é pré-candidato a deputado federal.
Olhar do eleitorado evangélico
O Instituto Badra realizou, entre os dias 18 e 20 de janeiro, uma sondagem com munícipes de Santos que se declaram evangélicos sobre as eleições deste ano e temas relacionados à política. Os resultados desse levantamento inédito, encomendado pela rádio Fly FM, serão apresentados hoje no programa Happy Hour, que vai ao ar a partir das 18 horas, na emissora.